Outubro Rosa e Novembro Azul: Cuidando de quem cuida 

Prevenção e combate aos cânceres de mama e próstata marcaram a manhã desta quarta-feira (30) na CGE 

A saúde e o bem-estar dos servidores são preocupações constantes da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO). Por isso, nesta quarta-feira (30), o Comitê Permanente da Mulher e da Diversidade (CPMD) da CGE promoveu um momento de cuidado, com foco no Outubro Rosa e Novembro Azul. Respectivamente são meses das campanhas de conscientização para controle e prevenção dos cânceres de mama e próstata. 

Vestidos de rosa e azul, os servidores se reuniram no hall de entrada da Controladoria-Geral e participaram de um bate-papo com o médico da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e supervisor da Residência Médica de Medicina Intensiva na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Pedro Ivandosvick Cordeiro de Oliveira. 

Ele deu orientações importantes de prevenção aos participantes. “Se a gente consegue entender que a dinâmica do autocuidado, durante o banho ou descanso, no caso da mulher, é imprescindível para identificar algo fora do cotidiano, as chances de eficácia de um tratamento precoce são de 100%”, enfatizou. 

Para os homens, Ivandosvick foi ainda mais incisivo. “Ao contrário da mama, o câncer de próstata não é identificado com o autocuidado porque não conhecemos, pelo toque, as características de uma próstata doente. Precisamos ter consciência de que alguém deve fazer isso por nós e combater os estigmas de masculinidade frágil que envolvem o exame clínico”, afirmou o médico. 

O intensivista explicou que o avanço da medicina permite que alterações sejam identificadas ainda no exame de sangue, ou PSA (Antígeno Prostático Específico), sem necessidade imediata do toque. E alertou: tanto para mulheres, como para homens, a recomendação é procurar um especialista a partir dos 40 anos, se houver histórico familiar de qualquer tipo de câncer. “Pessoas sem histórico podem demorar um pouco mais, a partir dos 50 anos ou conforme avaliação do seu médico”, completou. 

Ao final da exposição de Ivandosvick, os servidores aproveitaram para sanar diversas dúvidas sobre os temas abordados e participaram de um café da manhã. O momento de cuidado foi encerrado com um registro de toda a equipe colaboradora da CGE, como forma de apoiar as campanhas contra o câncer. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo