Saneago debate parcerias na gestão dos recursos hídricos no Encob em Caldas Novas

No Berço das Águas, auditório principal do 17º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), a Saneago integrou mesa de diálogo sobre a importância da informação e das novas tecnologias para gestão dos recursos hídricos. O Superintendente de Tecnologia Operacional e Meio Ambiente da Saneago, Wanir Medeiros, foi um dos debatedores.

Wanir Medeiros abordou a inovação tecnológica sob perspectiva de uma companhia de saneamento, especificamente, as ações da Saneago, centrando nas parcerias e nas novas tecnologias que a Companhia utiliza. A Saneago trabalha constantemente na modernização de seus processos, buscando proporcionar maior qualidade nos produtos, com suporte em inovações tecnológicas e na preservação ambiental. “O compartilhamento de responsabilidades é de suma importância na gestão de recursos hídricos. A exemplo disso destacam-se Programa Produtor de Água da Bacia do João Leite, Projeto Ser Natureza e Plano de Segurança da Água”, pontuou Wanir Merdeiros.

O Programa Produtor de Água da Bacia do João Leite é executado pela Saneago em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) e apoiado pela Agência Nacional de Águas. Por meio do Programa, os produtores rurais recebem pagamento pelos serviços ambientais prestados na preservação da área da bacia do Ribeirão João Leite.

Nascentes

O Projeto Ser Natureza, uma parceria entre Saneago e Ministério Público, promove a recuperação de nascentes com base no reflorestamento. A ação desdobra na garantia de melhor qualidade da água, bem como na preservação ambiental. “A implantação do Plano de Segurança da Água ocorre em parceria com o Instituto Federal de Goiás. O Plano promove avaliação sistemática, sob a perspectiva dos riscos à saúde, com base na qualidade da água distribuída, conforme princípios recomendados pela Organização Mundial da Saúde”, explicou Wanir.

O PSA é uma ferramenta metodológica de avaliação e gerenciamento de riscos à saúde para avaliação de todas as etapas do tratamento, desde a fonte até a torneira do consumidor. Por meio do Plano, está sendo desenvolvido um sistema web como ferramenta para identificação de perigos e minimização de riscos.

A apresentação demonstrou que a Saneago não mede esforços para aprimorar seus sistemas com qualidade e segurança,tanto à população goiana, quanto aos recursos hídricos e ao meio ambiente. Para isso, o estabelecimento de parcerias é uma importante estratégia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo