Qualidade da merenda escolar terá avaliação da CGE

A Controladoria Geral do Estado desencadeou nova atividade denominada Blitz Educativa que tem como objetivo averiguar a qualidade da merenda escolar servida nas escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas da Pasta em conjunto com a Secretaria da Educação e terá a finalidade de, quando necessário, promover a melhoria do alimento servidos aos alunos. A Secretaria da Educação receberá em primeira mão os relatórios produzidos.

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, explica que, posteriormente, outras áreas da administração estadual serão alvo de blitzen educativas, sempre com foco na avaliação das ações desenvolvidas para a correção de rumos em casos que apresentem problemas. Para a Blitz Educativa da merenda foram selecionadas 14 unidades escolares da capital, das quais dez que apresentaram notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e quatro que alcançaram as melhores notas. O trabalho pretende avaliar também se a qualidade da merenda influencia no desempenho das escolas no Ideb.

Metodologia

Até dia 15 de julho, as equipes da CGE estão visitando escolas, onde aplicarão questionários a serem respondidos por alunos e merendeiras. Também farão observações in loco e preencherão formulário próprio, levando em conta aspectos como condições de armazenamento dos produtos, verificação de datas de validade, formas de preparo, valor nutricional, quantidades oferecidas, condições gerais de higiene e outros.

Após esta etapa, de posse dos resultados, será elaborado relatório dos aspectos negativos e positivos encontrados em cada unidade escolar. Depois serão emitidos relatórios com recomendações específicas e realizadas palestras educativas para sanar possíveis falhas. A superintendente da CGE, Maria D’Abadia de Oliveira Brandão, explica que a meta é estender o trabalho para unidades escolares localizadas no interior do Estado.

As visitas às escolas são realizadas sem aviso prévio, mas as equipes comparecem uniformizadas vestindo camisetas identificadas com logomarca e as inscrições Controladoria Geral do Estado/Transparência e Ética. Além disso, apresentam documento de identificação e cópia da portaria que comprova a designação para a tarefa.

(CGE – 3201-5366)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo