Programa Qualificampo vai entregar 200 tablets a estudantes em comunidade kalunga

O Governo de Goiás vai lançar o programa Qualificampo em evento marcado para esta sexta-feira (17/3) às 12 horas, na comunidade Kalungas II, Fazenda Riachão, em Monte Alegre de Goiás. A iniciativa, instituída com a anuência e o aval do governador Marconi Perillo, tem o objetivo de garantir aos estudantes da zona rural melhor capacitação profissional por meio da modalidade EaD (Educação a Distância).

Representando o governador, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, participará da aula inaugural do curso e ainda fará a entrega de 200 tablets aos alunos do curso técnico em Meio Ambiente das comunidades kalungas dos municípios de Monte Alegre de Goiás, Iaciara e Cavalcante. Por conta da dificuldade de acesso à internet, a Seduce criou um atendimento diferenciado para os estudantes kalungas. “A saída foi utilizarmos os recursos da plataforma Moodle, um ambiente de suporte ao ensino e aprendizagem que nos permitiu disponibilizar todo o material didático de forma off-line”, explicou João Batista Peres Júnior, chefe do  Núcleo de Organização e Atendimento Educacional (Nuoaed), da Seduce.

Peres Júnior disse que os módulos poderão ser acessados tanto por tablets quanto por meio de smartphones. A atualização dos conteúdos será realizada a cada 15 dias, durante as aulas presenciais nos polos de apoio. O curso de Meio Ambiente tem carga horária de 1.200 horas e duração de 2 anos. Ele informou também que, dentro do programa Qualificampo, a Seduce já está oferecendo outros dois cursos técnicos profissionalizantes, com o objetivo de ampliar as chances dos alunos no mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Médio. As duas outras opções são Lazer e Infraestrutura Escolar.

Em Goiás

A área ocupada pelos Kalungas foi reconhecida pelo Governo do Estado de Goiás, desde 1991, como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga, também reconhecido pela Unesco como maior área de quilombo do Brasil. A região habitada por eles está localizada na microrregião Chapada dos Veadeiros, Nordeste do Estado de Goiás, a 600 km de Goiânia e a 330 km de Brasília. Banhada pelos Rios Paranã e de Almas, repleta de cachoeiras. Assim é a região em que habitam as comunidades de quilombolas kalungas em Cavalcante de Goiás. A beleza natural é algo que impressiona aos visitantes.

Às margens do rio Paranã, afluente do Tocantins, a comunidade dos Kalunga está situada numa área de Cerrado. A área está dividida em cinco núcleos: Vão do Moleque, Ribeirão dos Bois, Vão das Almas, Contenda e Kalunga, cada um subdividido em várias localidades. Essa área é caracterizada por relevo acidentado, que dificulta o acesso a essas populações e das comunidades até os centros urbanos. Essa situação foi favorável para mantê-los isolados, preservando a identidade do grupo e o protegendo de ataques dos brancos.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo