Marconi amplia relações internacionais goianas, na Embaixada de Bélgica

Em reunião na Embaixada da Bélgica, em Brasília, no início da tarde de hoje, o governador Marconi Perillo buscou ampliar as relações do governo de Goiás com autoridades daquele país e também com representantes de outras sete nações. A delegação goiana, convidada pelo embaixador James Smith, foi recebida com almoço, do qual participaram também o ministro belga do Comércio, Pieter de Crem, e os representantes diplomáticos da Eslovênia, Suécia, Jordânia, Armênia, Alemanha, do Líbano e Reino Unido.

Para Marconi, o encontro foi mais uma boa oportunidade para apresentar as potencialidades de Goiás. Nos diálogos com as autoridades estrangeiras, ouviu, por exemplo, do embaixador do Reino Unido, o interesse daquele país pelo etanol goiano. Por solicitação do ministro belga, ficou de marcar uma nova reunião, desta vez em Goiás, com a participação de empresários belgas dos diversos setores, em especial, de máquinas, fármaco-químico e do agronegócio.

Também presente na delegação goiana, a primeira-dama Valéria Perillo se sentou à mesa com as mulheres do Grupo de Cônjuges dos Embaixadores, para negociações sobre a realização, em Goiás, da Feira Internacional das Embaixadas. As conversações, segundo Valéria, foram bastante proveitosas. “Mas os resultados ainda dependem de novos encontros”, disse a primeira-dama, definida pelo embaixador Jozef Smets como “especialista em organização de eventos sociais e culturais”.

Indústria goiana

Representante da indústria goiana, o presidente da Fieg, Pedro Alves, avaliou que as relações entre Goiás e Bélgica estão cada vez mais estreitas. “Já vem de há algum tempo”, disse, lembrando a visita feita em Bruxelas, no ano passado, pelo governador e comitiva. Segundo Pedro Alves, a Bélgica é uma importe porta para Goiás na Europa, e ponto de distribuição de grande alcance no continente.

Ainda de acordo com o empresário, a visita de hoje faz parte de mais uma etapa de negociações que pode trazer resultados importantes para os dois lados. A análise foi compartilhada pelo ministro Pieter de Crem, que destacou o encontro como mais um importante laço nas “relações históricas” entre Brasil e Bélgica. Já o embaixador Jozef Smets citou Goiás com um Estado dinâmico, que conseguiu grande evolução na economia, com destaque para a industrialização.

Ao final do evento, Marconi trocou presentes com o ministro e o embaixador anfitrião. O governador entregou uma peça do artesanato Karajá para cada um deles, e recebeu do ministro um livro.

Participaram ainda da delegação goiana no encontro o secretário de Desenvolvimento e deputado federal, Thiago Peixoto; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Ester Galvão de Carvalho; a coordenadora-geral da OVG, Eliana França, e o superintendente executivo de Comércio Exterior, Willian O’Dwyer.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo