Inaugurado em Pirenópolis o Centro Cirúrgico do Hospital Ernestina Lopes Jaime

O governador Marconi Perillo e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, Valéria Perillo, inauguraram na noite de terça-feira (20/6), o centro cirúrgico do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), que recebeu a denominação de Pompeu Cristóvão de Pina, advogado que morreu em 2014 aos 80 anos, reconhecido como uma das figuras mais notórias na luta pelo patrimônio cultural goiano.

O Centro Cirúrgico, que já está em funcionamento e já realizou 29 cirurgias, vai reforçar o caráter regional da unidade, porque absorverá uma parte considerável dos pacientes da região que demandam procedimentos cirúrgicos e partos, antes transferidos para Anápolis e Goiânia. “É difícil expressar em palavras o tamanho da gratidão e da necessidade do povo pirenopolino por esses investimentos em saúde. Hoje estamos dando um grande passo para melhoria da saúde do povo de Pirenópolis”, frisou o prefeito João Batista Cabral (DEM), o João do Léo.

Para ampliar a capacidade de atendimento decorrente da demanda dos municípios circunvizinhos a Pirenópolis, o governador decidiu incrementar mais 33 leitos para somar aos 33 já existentes – 10 dos quais para Unidades de Terapia Intensiva. Para tanto, assinou Ordem de Serviço para iniciar a obra. “Neste governo a gente inaugura uma obra e já assina ordem de serviço para a próxima”, assinalou o secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela.

Novos equipamentos

Gerido há três anos pela organização social Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), o hospital, muito requisitado pelos turistas do Brasil e do exterior que visitam Pirenópolis, é dotado de equipamentos de última geração. “Os respiradores, os equipamentos de anestesia, os monitores multiparamétricos, que darão segurança aos médicos e aos pacientes, são os mesmos utilizados no Hugol e também no Albert Einstein e Sírio Libanês”, afirmou Leonardo Vilela. “Recebemos muitos elogios dos brasilienses que, ao visitar Pirenópolis, precisam passar por algum procedimento”, reforçou o prefeito.

Marconi relatou, em discurso, a motivação do ex-governador Henrique Santillo, de quem era assessor, para construção do hospital. “Tive a honra de acompanhar os primeiros passos na construção desse hospital no governo Santillo. Fui autor do projeto de lei que denominou esse hospital, em homenagem à ex-primeira dama desse município, Ernestina Lopes Jaime, que muito fez por Pirenópolis. E hoje tenho a honra, não só de inaugurar esse centro cirúrgico, mas por ter transformado esse hospital em um dos melhores do Estado de Goiás e do País”, observou sob aplausos.

“Peço que cuidem bem desse hospital, que tratem bem os pacientes que vem aqui, e aos turistas que vão poder também ser atendidos aqui, porque Pirenópolis é uma cidade turística muito forte e merece esse hospital para dar um tratamento digno a todas as pessoas daqui”, afirmou Valéria Perillo, em vídeo gravado na solenidade para seu perfil nas redes sociais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo