IMB e Codeplan-DF discutem agenda integrada

Os organismos públicos de estatísticas e pesquisas de Goiás e Distrito Federal trabalham uma agenda comum pertinente às duas unidades da federação e também planejam desenvolver projetos relacionados com o Movimento Brasil Central (MBrC), que envolve Estados da região central brasileira e do qual a Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan) é participante ativa. Nessa semana, representantes do Instituto Mauro Borges da Segplan estiveram na capital federal para participar uma visita técnica à Companha de Planejamento do DF (Codeplan).

De acordo com a superintendente do IMB, Lillian Prado, a ideia é realizar, em conjunto, projetos de interesse compartilhado entre Goiás e Distrito Federal. Entre eles, estão os relacionados com a chamada Área Metropolitana de Brasília (AMB), formada por municípios goianos localizados no Entorno do DF e que têm ligação direta com a capital do país. Entre as propostas listadas por Goiás e DF estão o Laboratório do Gasto Público (projeto que visa a avaliação de políticas públicas), Estudo do comércio por vias internas (verificar inicialmente a relação de comércio entre Goiás e Distrito Federal), Rede Urbana (projeto de pesquisa coordenado pelo IPEA para o qual as duas instituições foram convidadas e que poderão desenvolver trabalhos em conjunto), além do estudo do Eixo Goiânia – Anápolis – Brasília, que é de interesse mútuo.

Também há a intenção de desenvolvimento do Observatório do Brasil Central, uma vez que Goiás e o Distrito federal possuem as instituições de pesquisa mais estruturadas (IMB e Codeplan) da região. O site do Movimento Brasil Central já foi lançado e está no ar, tendo sido desenvolvido pela Codeplan. Mas a ideia é que o IMB passe a contribuir de forma mais efetiva com a base de dados consolidada que tem sobre a economia e outras áreas do Estado de Goiás. A superintendente do IMB, Lillian Prado, foi a Brasília acompanhada dos gerentes Dinamar Marques e Marcos Arriel e do pesquisador em economia Guilherme Rezende. Eles foram recebidos pelo presidente da Codeplan, Lucio Rennó.

Movimento

O Movimento Brasil Central foi criado em Goiânia em julho deste ano e tem a participação de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia. O bloco surgiu de uma articulação entre o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, e o pensador social Roberto Mangabeira Unger, professor da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). O governador de Goiás, Marconi Perillo, foi o responsável por articular e liderar o grupo de governadores que levou à criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. A tendência é que o órgão seja instalado em uma sede física no mês que vem em Brasília, quando acontece no 5º Fórum dos Governadores do Brasil Central.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo