Governo lança Programa de Conscientização Ambiental

O governador Marconi Perillo lançou hoje (7/3) o Programa de Conscientização Ambiental, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). Ele afirmou  que sempre estimulou programas de educação ambiental que sejam bem estruturados como esse apresentado pela Secima. O secretário Vilmar Rocha  explicou que o projeto abrange 18 cidades, contemplando 60 mil alunos da rede estadual, de 2016 a 2018.

O programa consiste em levar para as escolas palestras, debates, oficinas e promover visita guiada aos parques estaduais e Estações de Tratamento de Água, Esgoto, em uma verdadeira imersão nas questões de preservação e conservação da natureza. Dentro das escolas, haverá exibição de filmes com temática ambiental, levantando a discussão do tema entre os alunos.

“Temos parques ecológicos muito bem estruturados, como o Altamiro de Moura Pacheco, que conta com mais de 290 espécies catalogadas. Precisamos levar as pessoas para a vivência nestes parques”, defendeu Vilmar Rocha, ao explicar que no ano passado foram plantadas 100 mil árvores em um projeto de compensação ambiental, e que neste ano outras 200 mil serão somadas ao projeto.“Estruturamos um programa completo e permanente que tem por objetivo promover junto aos estudantes a construção de conhecimentos sobre a flora e fauna”, alegou.

A solenidade

“É preciso investir na formação de nossas crianças, que hoje possuem uma consciência ambiental mais avançada que os mais velhos. São elas que estão repreendendo seus pais ao jogar lixo pela janela do carro, por exemplo. Atitudes consideradas naturais no passado, hoje não são mais aceitas pelas crianças. Temos que ampliar essa conscientização para que eles sejam replicadores das boas práticas”, defendeu.

Ele recordou os investimentos ao longo dos anos realizados com intuito de se preservar o meio ambiente. “Conseguimos multiplicar por cinco as áreas preservadas. Saltamos de 12 para 96 o número de Estações de Tratamento de Efluentes desde o meu primeiro governo. Hoje, já coletamos e tratamos 90% do esgoto produzido na capital. São marcas de avanço nesse sentido”, pontuou Marconi Perillo.

Representando o Ministério do Meio Ambiente, a coordenadora do Circuito Tela Verde, Patrícia Fernandes Barbosa, anunciou que cada escola participante vai receber um kit com mais de 300 vídeos ambientais para contribuir com as atividades educativas. “Acreditamos que todo trabalho coletivo apresenta resultados positivos garantidos”, defendeu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo