Governo estadual reafirma compromisso de transparência, afirma Vilmar Rocha
“Ao criar estruturas fortes de controle interno, prevenção e combate à corrupção, correição e de ouvidoria, o governador Marconi Perillo reafirma o compromisso público incluído nos macro objetivos de seu governo de atuar com total transparência na gestão pública”. A afirmação é do secretário-chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha (foto), em pronunciamento feito hoje (19/4) no auditório Mauro Borges Teixeira do Palácio Pedro Ludovico, durante a abertura da reunião técnica do Conselho Nacional de Controle Interno e na instalação do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção.
O titular da Casa Civil, que representou o governador Marconi Perillo, foi enfático ao afirmar que o governo estadual está, em sua totalidade, comprometido com a eficiência, com a transparência e com o combate à corrupção, desenvolvendo todos os esforços para administrar com lisura e eficácia a gestão dos recursos públicos. “Desde o início de sua administração Marconi Perillo promoveu a estruturação e o fortalecimento do controle interno. Maior prova disso foi a criação da Controladoria Geral do Estado que incluiu nas suas atribuições, além do controle interno autônomo e eficiente, os serviços de ouvidoria, prevenção e combate à corrupção e correição abrangendo toda a administração estadual”, sentenciou Vilmar Rocha.
O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira (foto), afirmou que a instalação do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção representa a vontade política e a determinação do governo estadual de imprimir cada vez mais transparência nos atos da administração pública, incluindo a oferta de informações qualificadas à população que deve exercitar seu papel de fiscalizadora e controladora do poder público. “Vivemos um momento dos mais importantes para a democracia e para o fortalecimento da gestão pública em Goiás”, enfatizou Siqueira.
Ao cumprimentar os membros empossados do Conselho de Transparência, o titular da CGE disse que os desafios são muitos, mas tem convicção de que a atuação firme e comprometida dos representantes dos órgãos públicos e das entidades que integram o colegiado, será a garantia de que a administração estadual estará integralmente voltada ao interesse público. “A corrupção mina a democracia, mas a transparência tem a capacidade de reduzi-la drasticamente”, afiançou José Carlos Siqueira, acrescentando ainda que a transparência precisa ser exercida de modo a mudar a postura de cada cidadão no exercício do controle social, primando pela ética nas instituições públicas e privadas.
Conaci
José Carlos Siqueira falou da importância para Goiás e para o Brasil da realização da reunião técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) hoje e amanhã em Goiânia. “Trata-se de um fórum dos mais qualificados que debaterá temas fundamentais como a Lei de Acesso à Informação, a Lei Orgânica dos Órgãos de Controle Interno aplicável à União, Estados e Municípios, a consolidação dos organismos de controle interno e muitos outros.
A presidente do Conaci, Ângela Maria Soares Silvares, discorreu sobre a atuação da entidade e sua contribuição ao fortalecimento democrático da administração pública. Ela argumentou que a Emenda Constitucional nº 45/2009 representa uma grande vitória, já que trata da organização do controle interno como instrumento essencial ao bom funcionamento da gestão pública. Conforme disse, o controle interno precisa ser compreendido como ferramenta que atua com enfoque preventivo, evitando fraudes e desperdícios na administração.
Ângela Silvares cumprimentou o governo de Goiás pela instalação do Conselho de Transparência, lembrando que no Espírito Santo, seu Estado, foi criado o Conselho Estadual e já funciona há um ano, com resultados altamente positivos. “Ao instalar o Conselho de Transparência Goiás dá demonstração clara de que tem compromisso com a gestão transparente, ampliando os canais de interlocução com a sociedade civil organizada e adotando medidas efetivas de controle interno, ouvidoria e combate à corrupção”, asseverou Silvares.
A reunião de abertura do Conaci e de instalação do Conselho de Transparência contou com a participação de secretários de Estado, deputados estaduais, representantes de órgãos federais, assessores governamentais, dirigentes de organizações classistas, servidores públicos e outros convidados. Após a abertura, os integrantes do Conaci se deslocaram para o auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico, onde tiveram a primeira reunião de trabalho. Eles receberam informações sobre a Controladoria Geral do Estado e sobre a programação da reunião técnica do Conaci, que tem continuidade esta tarde e amanhã durante todo o dia no Castro’s Park Hotel.
Òrgãos integrantes, titulares e suplentes empossados hoje
no Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção.
Controladoria-Geral do Estado
Titular 1 : José Carlos Siqueira Suplente: Adauto Barbosa Júnior
Titular 2: (Secretária Executiva): Maria D’Abadia de Oliveira Borges Brandão
Suplente: Juliano Martins Rodrigues
Secretaria de Estado da Casa Civil
Titular: Leila Maria Cunha Prudente
Suplente: René de Rossini Rossi
Secretaria de Estado da Fazenda
Titular: Ivo Cézar Vilela
Suplente: Ovídio Alberto Rodrigues Laraich
Procuradoria-Geral do Estado
Titular: Walter Rodrigues da Costa
Suplente: Marcelo de Souza
Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento
Titular: Gustavo de Pina Dias Adorno
Suplente: Maria Christina de Azeredo Costa Reis
Servidores Públicos do Estado de Goiás
Aguardando indicação
Fórum Goiano de Combate à Corrupção
Titular: Helio Telho Correa Filho
Suplente: Paulo Henrique Nogueira
Associação Goiana de Imprensa
Titular: Anibal Silva
Suplente: Wagner Nasser
Fórum Empresarial
Titular: Helenir Queiroz
Suplente: Bartolomeu Braz Pereira
Fórum dos Trabalhadores
Titular: Rherman de Souza Pires
Suplente: Eurípedes Raphael Maia
Fórum das Universidades Privadas
Titular: Paulo Antonio de Azevedo Lima
Titular: Jorge de Jesus Bernardo
Universidade Federal de Goiás
Titular: Fausto Miziara
Titular: Igor Rodrigues Vieira
Universidade Estadual de Goiás
Titular: Lacerda Martins Ferreira
Titular: Jeomar Barbosa Vaz
Ministério Público Estadual
Titular: Rodrigo César Bolleli Faria
Titular: Reuder Cavalcante Motta
Tribunal de Contas dos Municípios
Titular: Rodrigo Souza Zanzoni
Suplente: Robson Batista Borges
Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás
Titular: Eudenisio Batista da Silva
Suplente: Fausto Jaime
Ordem dos Advogados do Brasil
Titular: Reginaldo Martins Costa
Suplente: Manoel Araujo de Almeida
Centro de Estudos Bíblicos
Aguardando indicação
Comitê para Democratização da Informática
Aguardando indicação
(CGE – 3201-5372)