CGE lança Sistema de Auditoria Cívica para avaliação das escolas goianas
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) por meio de sua equipe de Tecnologia da Informação (TI) desenvolveu o Sistema de Auditoria Cívica de avaliação escolar. O lançamento desse novo sistema foi realizado em março deste ano e pretende trazer melhorias na gestão escolar em todo o estado e compor o Sistema Estudantes de Atitude.
De acordo com o gerente de Tecnologia da CGE, Fausto Cruzeiro de Moraes, o Sistema de Auditoria Cívica foi concebido para modificar a forma como as condições das escolas em Goiás são avaliadas.
Agora, os administradores têm a capacidade de criar formulários de avaliação personalizados, adaptados às necessidades específicas do governo. Essas modificações possuem o intuito de trazer uma abordagem mais eficiente e precisa na aplicação e contabilização das avaliações.
Além disso, este novo sistema oferece uma série de funcionalidades, incluindo o cadastro e gerenciamento dos ciclos escolares, das escolas, dos municípios, das coordenações regionais escolares e de todas as avaliações, com opções de resposta para perguntas de múltipla escolha e única escolha.
Também existe a função de vincular respostas dependentes, permitindo que perguntas específicas sejam exibidas com base nas respostas anteriores e a geração de dados para Excel, facilitando a análise e manipulação dos resultados das avaliações.
Com o lançamento deste novo sistema, a CGE-GO se compromete em promover uma cultura de transparência e eficiência na gestão escolar. Espera-se que a Auditoria Cívica desempenhe um papel fundamental na promoção de ambientes educacionais mais seguros e com mais qualidade para os alunos em Goiás.
Aliado a essas inovações para a Auditoria Cívica, o Sistema Estudantes de Atitude também recebeu uma atualização trazendo diversas melhorias para as escolas públicas no estado, como:
- tela de acompanhamento gerencial para os coordenadores regionais onde podem acompanhar o desempenho de suas escolas em cada desafio do ciclo atual;
- integração com o novo Sistema de Auditoria Cívica, enviando para lá os professores e alunos para as respectivas telas de desenvolvimento do desafio e recebendo de lá as respectivas pontuações alcançadas;
- melhorias no registro de professores, coordenadores e diretores no ciclo com a obrigatoriedade de atualização do cadastro pelo próprio antes do primeiro ingresso no sistema;
- possibilidade de adicionar o percentual de desenvolvimento do desafio a qualquer momento em etapas que correm por fora do sistema.
Sobre o Estudantes de Atitude
O Estudantes de Atitude é um programa de educação cidadã da CGE-GO, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC), onde os estudantes não são apenas alunos, mas agentes sociais ativos de mudança. O projeto Estudantes de Atitude tem por objetivo promover a prática da cidadania e a participação social dentro das escolas da rede pública do estado.
Por meio de uma competição, os alunos são estimulados a exercerem práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção. A edição deste ano entregará prêmios de R$ 600 mil à regionais de ensino, professores e estudantes engajados em ações transformadoras no ambiente escolar e terá a participação de 744 escolas da rede pública do estado, mais de 35 mil alunos espalhados em 225 municípios de Goiás.
Comunicação Setorial – CGE – Governo de Goiás