Encontro nacional do Conaci tem foco no combate à corrupção

O Encontro Nacional do Conselho Nacional de Controle Interno, que começa hoje em Belo Horizonte, tem foco voltado para o combate à corrupção em todos os níveis governamentais e empresariais. Participam do evento mais de 850 pessoas, em especial dirigentes e representantes de todos os órgãos de controle interno dos Estados, municípios de capitais e da Controladoria Geral da União. Nos dois dias do evento, 18 especialistas e profissionais de renome debatem os avanços e as possibilidades de melhoria do setor com vistas ao combate à corrupção e, consequentemente, ao fortalecimento da democracia.

Dentre os principais assuntos que permearão os dois dias de Encontro, estão aqueles ligados às macrofunções do controle interno, abarcando debates sobre auditoria governamental, transparência, ouvidoria pública, combate à corrupção e fortalecimento dos controles internos. Além disso, outros temas terão destaque, como acesso à informação, prevenção de irregularidades, controle social, lei do terceiro setor, lei anticorrupção, corrupção eleitoral, compliance e gerenciamento financeiro.

Com o tema “Controle e Transparência contra a Corrupção”, o evento conta com a presença de auditores, controladores e ouvidores de todos os Estados brasileiros e de algumas capitais. Como palestrantes estão confirmadas as presenças do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão; do ex-ministro-chefe da CGU, Jorge Hage; do presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, Edson Vismona; do juiz de direito e membro fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Márlon Reis; e da procuradora da República Águeda Souto, dentre muitos outros.

Comenda e campanhas

Durante a conferência de Águeda Souto, que vai abordar o tema “Enfrentamento da Corrupção como Defesa do Estado Democrático de Direito”, o Conaci declara seu apoio formal ao Movimento #CorrupçãoNão e à Campanha 10 Medidas contra a Corrupção, ambas promovidas pelo Ministério Público Federal. Com a assinatura, o Conaci passa a ser parceiro oficial das mobilizações, colaborando para que ganhem mais adeptos e apoiadores.

O Conaci fará também a entrega da comenda “Honra ao Mérito em Controle Interno” a três personalidades que contribuíram para o fortalecimento do setor no País. Os agraciados são o ex-secretário federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito; a secretária de Governo do Estado do Espírito Santo e ex-presidente do Conaci, Angela Silvares; e a diretora de Fiscalização da Administração Financeira e Orçamentária Municipal do Tribunal de Contas de Alagoas e ex-presidente do Conaci, Rosa Tenório.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo