Encontro Nacional de Controle Interno começa nesta quarta em Belo Horizonte

Começa nesta quarta-feira (9/9), em Belo Horizonte, o 11º Encontro Nacional de Controle Interno, organizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno. O evento reúne dirigentes e representantes de todos os órgãos de controle interno dos Estados e capitais e da Controladoria Geral da União. De Goiás, estará presente o sub-chefe da Controladoria Geral do Estado, André da Silva Goes. O objetivo é discutir temas relevantes do interesse comum dos entes que integram o Conaci e adotar medidas que contribuam para a modernização e o aperfeiçoamento das práticas de controle das ações governamentais.

A abertura do encontro, às 9 horas desta quarta, contará com a presença do presidente do Conaci, Gustavo Ungaro e do ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Valdir Simão. A programação inclui diversos painéis, conferências e discussões sobre temas atuais, dentre eles o papel do controle interno na luta contra a corrupção; ouvidoria, gestão de políticas da transparência pública e acesso à informação; o papel do controle social e a nova lei do Terceiro Setor; a Lei Anticorrupção e os novos desafios do controle interno e eficiência da auditoria governamental para prevenir irregularidades e melhoria da gestão (com discussão de casos concretos). O encontro vai até quinta-feira (10/9).

Reunião Técnica

Na sequência do Encontro Nacional, no dia 11, será realizada a 16ª Reunião Técnica do Conaci, que trata de questões administrativas do Conselho e debate questões do interesse comum dos órgãos membros. Um dos temas da pauta é a discussão sobre a tramitação da PEC 45, que trata do ordenamento e normatização das funções dos órgãos de controle interno no Brasil. Outra questão em pauta é o planejamento estratégico do Conaci para o biênio 2016/2017.

Novas deliberações sobre as etapas seguintes da parceria do Conaci com o Banco Mundial também serão alinhadas. O acordo prevê apoio técnico e financeiro para modernização dos sistemas de controle interno no País. A pauta inclui também discussões sobre a regulamentação da Lei Anticorrupção, com apresentação das minutas já consolidadas e, finalmente, proposta de planejamento para publicação de livro com artigos de representantes de órgãos/membros do Conaci.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo