Embaixador da Bélgica é homenageado com Comenda do Mérito Anhanguera

O embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, recebeu, na noite de segunda-feira (30/11), no Palácio das Esmeraldas, das mãos do governador Marconi Perillo e da primeira-dama, Valéria Perillo, a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera no grau de Grã Cruz. A honraria é entregue tradicionalmente na Cidade de Goiás, por ocasião da solenidade de transferência da Capital. Ele estava entre os agraciados deste ano, mas não pôde receber a comenda, em função de viagem à Bélgica.

Marconi entregou a ele também uma coleção de catálogos das obras do artista plástico goiano Siron Franco. “É com prazer e com muita honra que condecoramos o senhor, representando seu País”, disse Marconi. Emocionado, o embaixador dividiu a honra com dois de seus auxiliares na Embaixada, presentes na solenidade. “Estou muito impressionado. Entendemos a importância desta condecoração. É uma grande honra. Essa condecoração honra também minha colega Sophie (Sophie Hottat, ministra conselheira da Embaixada) e também meu amigo Carlos (Carlos Stuart, conselheiro em diplomacia econômica da Embaixada); e honra também o meu País”, agradeceu.

Jozef Smets tem ajudado Goiás na aproximação entre empresas goianas e belgas e também na atração de investimentos para o Estado. O embaixador disse considerar Goiás um lugar propício para receber investimentos e estabelecer parcerias comerciais. “Como diplomata, somos observadores, temos um pouco de feeling político. E percebi que este Estado tem um dinamismo. Então, decidimos investir em nossos contatos aqui”, revelou.

O governador agradeceu a homenagem da Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica que recebeu em Bruxelas, durante a missão comercial que liderou na Europa, em outubro passado. “Aproveitamos muito a missão na Bélgica, onde fomos muito bem recebidos. Tivemos encontros muitos produtivos em Bruxelas”, disse Marconi.

Ele e o embaixador conversaram sobre a maneira como Goiás está trabalhando de mãos dadas com outros estados – e com o Governo Federal – para encontrar caminhos com vistas a minimizar os efeitos da crise econômica pela qual passa o Brasil. “Fiquei impressionado ao ouvir este discurso estadista, com responsabilidade e pragmatismo”, avaliou o embaixador.

O Brasil é o sexto país em que Jozef trabalha, o terceiro em que ocupa o posto de embaixador. Ele lembrou que Goiás possui a maior comunidade de brasileiros na Bélgica. “A comunidade brasileira, no meu País, a grande maioria é do Estado de Goiás. Além dos contatos políticos e comerciais, tem também esses laços entre seres humanos”, pontuou Smets. Participaram também da solenidade Pedro Alves de Oliveira (presidente da Fieg), Zaíra Turchi (presidente da Fapeg), Igor Montenegro (diretor-superintendente do Sebrae/GO), William Leyser O’Dwyer (superintendente executivo de Comércio Exterior da Sed).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo