CGE implanta gestão eletrônica de processos na Ouvidoria Geral

Apresentado hoje (2/6) pela Controladoria Geral do Estado, o novo Sistema Eletrônico de Gestão de Processos da Ouvidoria Geral vai apressar todo o trabalho de respostas às demandas da população tais como pedidos de informações, críticas, elogios, sugestões, reclamações e denúncias. A nova ferramenta confere mais transparência aos atos do governo estadual e permite à população participar de forma efetiva dos rumos da administração pública.

Mais de cem servidores de todas as unidades administrativas compareceram ao auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira para conheceram o processo. Ao abrir os trabalhos, o sub-chefe da Controladoria Geral do Estado, Adauto Barbosa Júnior, explicou que a operacionalização do sistema é muito simples, prática e transparente. Contudo, ele pediu o apoio efetivo de cada um dos servidores indicados pelos órgãos para o cumprimento dos prazos, pois somente assim o cidadão que fez a manifestação poderá ter a resposta que espera de forma rápida e objetiva. O cidadão poderá acompanhar seu processo em tempo real por meio de um número que é gerado pelo sistema.

Funcionamento

Até agora, o sistema de funcionamento da Ouvidoria era arcaico, por meio da instauração de processos físicos, com excesso de papel e longa demora para solução dos problemas. Com a informatização, a meta é reduzir o prazo médio de resolutividade para cinco dias, variando conforme o tipo de manifestação. No novo modelo, a Ouvidoria vai receber as demandas da população via telefone 0800 62 1513, pelo e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br e nos sites da própria da Pasta (www.cge.go.gov.br), bem como do governo de Goiás (www.goias.gov.br) e do Notícias de Goiás (www.noticias.goias.gov.br) No andar térreo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira também funciona uma sala adequada para que os interessados possam fazer suas manifestações de forma presencial.

O número de manifestações da sociedade tem aumentado gradativamente à medida em que os mecanismos de interlocução com a sociedade se tornam mais conhecidos. De janeiro a maio deste ano, a Ouvidoria Geral do Estado contabilizou 377 manifestações da população, uma média de 75 por mês. No que tange a reclamações e denúncias, a maior parte se refere a conduta inadequada de servidores (principalmente no atendimento), desvio de recursos públicos, problemas com empréstimos consignados, supostos casos de nepotismo, demora na tramitação de processos, dentre outros.

(CGE – 3201-5366)

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo