Baixa umidade do ar e calor mudam rotina de escolas

O início da Primavera, estação do ano caracterizada pelo aumento do aquecimento climático, coloca em alerta as escolas públicas estaduais. Por isso, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) está orientando todas as instituições da rede a adotarem uma série de medidas para minimizar os efeitos provocados pelo longo período de estiagem em Goiás.

Estimular o maior consumo de água, facilitar o acesso aos bebedouros e evitar a exposição dos alunos ao sol, durante a prática de atividades físicas, são as principais recomendações feitas. Para garantir o bem-estar dos estudantes durante as aulas, as escolas também estão incentivando as crianças e jovens a trazerem, de casa, garrafinhas de água.

Com o sol forte e o calor, típicos desta época do ano, a Seduce também alerta para que as atividades físicas sejam praticadas prioritariamente em áreas cobertas – com ventilação – ou sombreadas por árvores ou, caso isso não seja possível, se limitar à sala de aula, com atividades recreativas e pedagógicas. Para aumentar a umidade do ar nas salas de aulas, a dica é manter recipientes com água, espalhados pelo espaço, além de tapetes e toalhas molhadas.

Recomendações

De acordo com Marcos das Neves, superintendente Executivo de Educação da Seduce, é importante que as escolas evitem grandes aglomerações de alunos em ambientes fechados, como auditórios, locais com pouca ventilação e umidificação. “Essas medidas visam assegurar as condições de saúde dos estudantes para que não haja prejuízo no seu aprendizado neste período de seca, comum em nossa região, e que se caracteriza por altas temperaturas e baixa umidade do ar”.

O clima também interfere no cardápio escolar. O ideal é que os alimentos sejam de fácil digestão, dando prioridade para frutas, sucos e vitaminas. A orientação às escolas é para que adotem as medidas preventivas e não dispensem os alunos antes do término do horário regular das aulas, de forma que seja cumprida a carga horária preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB. Para planejamento e acompanhamento da situação climática, oComando de Operações da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás disponibiliza, periodicamente, no site www.bombeiros.go.gov.br, boletins meteorológicos referentes à umidade relativa do ar.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo