Ouvidoria da CGE busca padronizar procedimentos para facilitar o acesso a informações públicas
Reunião do grupo denominado “Ouvidoria de Governo”, coordenado pela equipe da CGE-GO, busca padronizar os conteúdos presentes no Portal das Ouvidorias
A Ouvidoria Setorial e a Gerência de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (16/11), com os ouvidores adjuntos da Secretaria-Geral de Governo (SGG); da Vice-governadoria; da Secretaria de Estado da Casa Militar (Secami) e da Secretaria de Estado de Articulação Institucional (Searti). O objetivo foi alinhar junto com os ouvidores dos órgãos que compõem a “Ouvidoria de Governo” – da qual a CGE-GO é a Setorial – os conteúdos presentes no Portal das Ouvidorias.
Cada um dos conteúdos presentes no Portal foi apresentado aos ouvidores, em especial o menu “Acesso Rápido”, que direcionam o cidadão para temas, como: Legislação, Ouvidorias Estaduais, Manuais e Cartilhas, Sistema de Ouvidoria, Rede de Ouvidorias, Estatísticas e Relatórios de Gestão.
Também foram abordadas a “Cartilha de Melhoria da Qualidade das Respostas de Ouvidoria” e a “Sugestão de Modelos das Respostas de Ouvidoria”. O ouvidor setorial da CGE, Ricardo Santana, reforçou que os textos presentes no documento “modelos das respostas” são apenas sugestões para melhor qualificar o tratamento dos ouvidores junto aos cidadãos, de acordo com o tipo de manifestação.
“O objetivo das sugestões de modelos das respostas e da cartilha de qualidade é o de melhorar a comunicação com o cidadão que se manifesta por meio dos canais de Ouvidoria, apresentando uma linguagem simples e acessível, que explique todos os procedimentos de forma clara e completa, sem prejuízo da qualidade da informação institucional, em todos os seus aspectos”, afirmou Santana.
A gerente de Ouvidoria, Haleária Alencar, orientou quanto à qualidade das respostas, reforçando o uso da linguagem simples e a leitura da cartilha como ferramenta de orientação para melhor interlocução com o cidadão. Ela explicou, inclusive, que todo o processo de revisão das respostas, feita pela CGE-GO após a conclusão das manifestações, é embasado nos conceitos e técnicas contidos na cartilha.
Além da SGG, Secami e Serint, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF) também fazem parte da “Ouvidoria de Governo”. De acordo com Santana, outra reunião será realizada, posteriormente, com os ouvidores adjuntos dos órgãos que não puderam participar do encontro desta quinta-feira.
Esta ação de alinhamento será replicada em todas as Ouvidorias Setoriais e Adjuntas, sob a coordenação da Subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria Geral da CGE-GO.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás