Coordenador do CLP apresenta métricas do ranking de competitividade entre Estados
O controlador-geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Ziller, recebeu a visita do coordenador do Ranking de Competitividade dos Estados – organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Lucas Cepeda, na tarde desta terça-feira (7/11). A pauta foi sobre o Ranking de Competitividade dos Estados como sistema de avaliação e aperfeiçoamento da gestão pública.
Nos últimos 12 anos, o CLP realizou uma análise baseada em 10 pilares sobre todas as 27 unidades federadas. O estado de Goiás foi destaque nacional em competitividade no setor público, ocupando a sétima posição no Ranking. Com subida de duas posições em relação ao ano passado e avanço por três anos consecutivos, Goiás recebeu o ‘Prêmio Destaque Crescimento’. Este é o melhor resultado do estado desde 2016, quando o levantamento foi reformulado e passou a seguir os parâmetros atuais.
Durante solenidade de apresentação dos dados, o governador Ronaldo Caiado dividiu o mérito da conquista com os servidores públicos estaduais e agradeceu pelo trabalho executado em todos os órgãos e unidades. “Nossos secretários e servidores têm o mesmo sentimento, o mesmo desejo de melhorar a qualidade de vida dos 7 milhões de goianos. Quando se governa com seriedade, os servidores acreditam no que fazem e é possível atingir esse patamar tão importante”, comemorou.
Segundo Leonardo Monteiro, da Superintendência Especializada em Participação Cidadã da CGE, o Ranking é uma ferramenta já conhecida e de grande relevância, que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão dos seus Estados. “Este ano, Goiás ficou em 7º lugar no ranking, com destaque para potencial de mercado”, explicou.
10 pilares – O Ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual nos seguintes pilares: segurança pública, sustentabilidade, infraestrutura, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e sustentabilidade ambiental. Clique aqui para saber mais.
Em suma, sistemas de rankings possuem grande potencial para alavancar a eficácia e a eficiência das políticas públicas, fornecendo um mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade das políticas públicas em cada Estado.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás