CGE/GO recebe auditores de Moçambique
Objetivo é promover a troca de experiências no âmbito da organização do sistema de auditoria interna. A missão é conduzida pela CGU e teve início em Brasília, no dia 16/10, se estendendo por mais quatro Estados, entre eles Goiás, durante três semanas
Na manhã de segunda-feira (30/10), no auditório da Chefatura de Polícia, na praça Cívica, uma comitiva de auditores moçambicanos será recepcionada pelo secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller. Em seguida, eles conhecerão o Programa de Gestão Estratégica da CGE, pelos gestores: Fábio Jubé e Kérima Parreira. Nesse momento, será feita apresentação do modelo de capacidade de auditoria interna para o setor público (IA-CM),em que Goiás conquistou o 2º lugar, no Brasil.
Na parte da tarde, 14h30, “Auditoria, Inspeção, Monitoramento e Benefícios gerados”, será o tema dos gestores Adriano Castro, Fábio Assunção e Vânia da Silva. Às 16h, o superintendente da Controladoria Regional da União (GO), Adenísio Álvaro de Souza, fala sobre a interação CGU, CGE e demais órgãos de controle do Estado. No final da tarde, o gerente de Participação Social da CGE/GO, Calebe Cerqueira, falará aos visitantes sobre Ecossistema de Participação Cidadã.
A comitiva de auditores do Governo de Moçambicanos é composta por: David Mandava, Rogério Juma, Hermínio Chivura e Dique Mateus. “A Inspeção Geral é o órgão de controle financeiro de Moçambique e estamos neste momento em um processo de dar forma ao nosso subsistema de auditoria interna. Por isso viemos ao Brasil, para entender a organização da CGU e das auditorias de alguns estados. Com base nisso vamos fazer um estudo para adequar à realidade moçambicana”, explica David Mandava.
Giro pelo Brasil
Antes de visitar a CGE/GO, a comitiva da Inspeção Geral do Governo de Moçambique passou por três Estados: São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Neste último, conheceu o trabalho da Secretaria da Fazenda do Estado. Lá, acompanharam a auditoria interna, de responsabilidade da Auditoria Geral do Estado (AGE). Os auditores de Moçambique conheceram o planejamento estratégico da Auditoria Geral e os processos de auditoria. Receberam informações sobre população, área, economia, principais atividades, PIB e dados gerais de orçamento. Também foi mostrado o trabalho de monitoramento de recomendações e avaliações de impacto, o Programa de Gestão de Riscos e o Sistema de Controle Interno do Estado, o que inclui as unidades setoriais.
A visita técnica aos estados foi coordenada pela CGU, como resultado da colaboração institucional existente entre a Controladoria brasileira e a Inspeção Geral de Finanças de Moçambique, no contexto da troca de experiências profissionais e do fortalecimento das competências técnicas relacionadas ao exercício da função de auditoria interna. O esforço se insere no âmbito dos Organismos Estratégicos de Controle Interno da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (OECI – CPLP).
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás