Projetos da CGE-GO concorrem ao 2º Prêmio Boas Práticas do Brasil Central

Iniciativa do concurso é divulgar ações que possam ser referência em soluções aos problemas enfrentados nos serviços públicos

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) está inscrita no 2º Prêmio Boas Práticas do Brasil Central, realizado pelo Consórcio Brasil Central. Esta premiação busca estimular a melhoria dos serviços públicos e incentivar a troca de ideias que possam ser replicadas. O concurso é composto pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Para participar, os projetos devem ter sido implementados ou estar em fase de implantação, com resultados mensuráveis e voltados a uma das seguintes áreas temáticas: Educação, Desenvolvimento Econômico, Gestão Pública, Saúde Pública, Segurança Pública e Infraestrutura e Logística.

Dois projetos da CGE-GO concorrerão aos prêmios, com valores de até R$ 50 mil: o Programa de Compliance Público do Estado de Goiás (PCP) e o projeto Estudantes de Atitude. “Muito além de concorrer ao prêmio, nossa expectativa é amplificar as nossas iniciativas, que já rendem frutos e podem facilmente ser aplicadas em outros estados”, explicou o controlador-geral, Henrique Ziller.
 
Convergindo com a iniciativa do prêmio, o projeto Estudantes de Atitude já inspira outras gestões, tendo sido adaptado recentemente na cidade de São Paulo. Sob a consultoria da CGE-GO, eles criaram o “Estudantes em Ação”, já em execução nas escolas da rede municipal paulistana, e o mesmo vem sendo avaliado pelo governo estadual da Bahia.

Com a participação no Prêmio Brasil Central, mais regiões do país poderão entender os projetos goianos e a CGE-GO também terá oportunidade de conhecer práticas inovadoras que sejam referência para aprimorar as políticas públicas em Goiás.

Projetos da CGE-GO

Implementado no poder executivo goiano em 2019, o Programa de Compliance Público tem se destacado pela capacidade de promover a eficiência dos atos públicos. Nestes quatro anos de implementação, a iniciativa foi capaz de gerar uma economia potencial de R$1,6 bilhão aos cofres públicos. O sucesso desta experiência inovadora deu origem ao Programa de Compliance Público Municipal (PCM), que desde o ano de 2022 vem transferindo o conhecimento das boas práticas aos municípios goianos.

O Estudantes de Atitude, por sua vez, é uma iniciativa de fomento à participação cidadã que, no ano de 2023, atinge mais de 700 escolas da rede pública estadual de ensino. Utilizando metodologia gamificada, o projeto promove a transformação do ambiente escolar com base em atividades práticas de exercício da cidadania em mais de 200 municípios goianos.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo