CGE Goiás lança o projeto Estudantes de Atitude 2023 em parceria com a Secretaria da Educação

 

Inscrições estão abertas e podem participar todas as escolas públicas estaduais. Premiação será em outubro, com ganhadores dividindo R$ 500 mil em dinheiro

 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, lançou no dia 15 de fevereiro o projeto Estudantes de Atitude – edição 2023. O lançamento fez parte da programação do 3º Encontro de Gestores da Rede Pública Estadual, realizado no Centro de Convenções de Anápolis.

O projeto foi criado com o objetivo de promover a prática da cidadania e a participação social dentro das escolas públicas. Por meio de uma competição gamificada e a partir de uma auditoria cívica na escola, os alunos são estimulados a desenvolver atividades relacionadas à transparência, ética, controle social, voluntariado e prevenção à violência.

As escolas estaduais interessadas em participar podem se inscrever no projeto até o dia 16 de março pelo site www.estudantesdeatitude.go.gov.br/2023 . Na edição desse ano não há limite de vagas para inscrição e aproximadamente 1.100 unidades educacionais poderão participar. Em 2022, foram abertas vagas para 500 escolas.

Cidadania

Na cerimônia de lançamento do Estudantes de Atitude, o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, destacou que, ao participarem do projeto, os estudantes têm a oportunidade de exercerem seus direitos como cidadãos. “Durante as etapas do jogo, eles precisam se unir para formar um time, participam de tarefas especiais e enfrentam desafios”.

Como novidades desta edição, Ziller citou o aumento nos valores das premiações e a regionalização, com as 40 Coordenações Regionais de Educação sendo as responsáveis pela mobilização das escolas e o principal ponto de apoio para os professores e alunos.

“Essa é aquela iniciativa que pode realmente promover uma mudança profunda no sentido de levar o aluno-cidadão a uma conscientização sobre o seu papel fiscal, principalmente em relação aos gastos públicos”, frisou o controlador-geral do Estado.

Incentivo

Para a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, o projeto é uma ação muito importante ao estimular alunos no sentido de buscar melhorias para o ambiente escolar. “O estudante de atitude é um auditor mirim que, dentro do colégio, fiscaliza e acompanha tudo o que está sendo feito ali”, comentou.

O subcontrolador de Governo Aberto e Participação Cidadã da CGE, Diego Ramalho, apresentou os detalhes e as mudanças da edição 2023. O Estudantes de Atitude será dividido em duas etapas: Regional e Estadual. A premiação final, com cerca de R$ 500 mil em dinheiro para as escolas, professores e alunos, será realizada em outubro. Confira o regulamento com todas as informações no site www.estudantesdeatitude.go.gov.br/2023.

 

Secretaria de Estado da Educação e Controladoria-Geral do Estado – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo