TCU conhece impactos do Estudantes de Atitude em unidade escolar 

Auditores visitaram escola participante da edição 2024 e serão aliados da CGE na divulgação dos bons resultados do projeto educacional  

A auditoria cívica nas escolas – Estudantes da Atitude – promovida pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), tem se tornado referência para outros órgãos públicos estaduais e federais. No dia 7 de fevereiro, foi a vez de apresentar o Programa para alguns auditores do Tribunal de Contas da União (TCU).  
 
O secretário de Relações Institucionais do TCU, Manoel Moreira de Souza Neto; a diretora de Relacionamento com Cidadão, Governo e Órgãos de Controle, Maria Paula Beatriz Estellita Lins; e a secretária da Secex Desenvolvimento, Vanessa Lopes de Lima, estiveram no Centro de Ensino em Período Integral Santo Antônio do Descoberto, a convite da CGE-GO, para conhecerem de perto as práticas desenvolvidas pelos alunos durante a execução do projeto.  

A unidade escolar foi uma das premiadas na edição 2024, com o Grito de Garra, e o objetivo foi que os auditores entendessem o impacto do projeto na promoção de princípios éticos, transparência, engajamento cívico e controle social entre os estudantes e toda a comunidade escolar. 

Para a gerente de Participação Social da CGE, Elisa Cascão, que conduziu a visita ao lado do diretor da unidade, Manoel Rodrigues de Sousa, o interesse do TCU reforça “a importância do Estudantes de Atitude como um espaço de aprendizado e protagonismo estudantil, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”. 

Desde a sua criação, em 2019, o Estudantes de Atitude já foi replicado em outros estados e coleciona premiações, como uma iniciativa educacional norteadora para a prevenção à corrupção. 

O projeto foi classificado em terceiro lugar na 3ª edição do prêmio do Instituto Não Aceito Corrupção; também em terceiro no 26º Concurso de Inovação no Setor Público, da ENAP; e foi grande vencedor do 2º Prêmio de Boas Práticas do Consórcio Brasil Central, que avaliou projetos voltados à Educação de sete estados brasileiros. Também concorreu ao World Justice Challenge 2024, competição que integra o World Justice Project, destacando iniciativas que apoiam a renovação democrática e promovem o estado democrático de direito. 

EA em números 

Em 2019, primeiro ano do projeto, apenas 150 escolas participaram. A maturidade adquirida ao longo das edições seguintes permitiu que o Estudantes de Atitude se estendesse a 91% dos municípios goianos, mobilizando quase 800 unidades escolares na última edição, em 2024. Os dados apontam ainda que suas ações impactaram 38 mil estudantes da rede pública estadual de ensino, direta ou indiretamente.  

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo