55ª Reunião Técnica do Conaci encerra eventos do Encontro Nacional de Controle Interno em Goiás 

Goiânia sediou, nesta sexta-feira (26/9), a 55ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), no K Hotel, em Goiânia. O evento é voltado para os membros do Conselho e foi realizado logo após o XXI Encontro Nacional. 

A programação principal da 55ª RTC foi iniciada com a eleição da nova Diretoria, que assumirá o biênio 2026/2027. Foram escolhidos Leonardo Ferraz, controlador-geral do município de Belo Horizonte, para a presidência; Luciana Daltro, controladora-geral do Rio Grande do Norte, para a 1ª vice-presidência; e Paulo Farias, controlador-geral de Mato Grosso, para o cargo de 2º vice-presidente. 

Paralelamente, as Câmaras Técnicas (CTs) do Conaci se reuniram para tratar temas específicos. As CTs são fóruns temáticos de natureza consultiva, criados para analisar, debater e propor soluções de assuntos ligados à Lei Anticorrupção (LAC), implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) e, mais recentemente, Inteligência Artificial.  

A instalação desta última CT foi aprovada em março deste ano, destinada aos estudos sobre aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas atividades do controle interno. “O objetivo das câmaras é aprimorar o controle interno, compartilhando boas práticas, auxiliando as instituições a aplicarem as leis e melhorarem seus processos”, explicou o secretário-chefe da CGE Goiás, Marcos Tadeu de Andrade.  

CGE-GO: Participação ativa 

Ao longo de todo o dia, a equipe da CGE participou de forma ativa de toda a programação. Na CT de Inteligência Artificial, estiveram presentes da CGE o superintendente da Controladoria Especializada em Ações Especiais e Inteligência, Robinson Vespúcio Vaz, e o gerente de Acompanhamento de Agentes Públicos, Fábio Assunção Guimarães. 

Como foi estabelecida recentemente, e tendo sua primeira reunião na 54ª RTC, em Aracaju, o grupo ainda está em fase de planejamento de suas ações.  Já com atuação mais aprofundada, a Câmara Técnica de Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), contou com o auditor-chefe interno de Harmonização e Gestão Estratégica, Fábio Jubé Ribeiro, e com a gestora de Finanças e Controle, Paula Cristiane Siqueira. 

Já na CT de Lei Anticorrupção (LAC), participaram a Superintendente da Controladoria Especializada em Consultoria da Atividade Correcional e Contas, Maria do Carmo Rodrigues Póvoa; a gerente de Responsabilização de Entes Privados, Ana Cristina Pimentel; e as gestoras de Finanças e Controle, Cristina Tamiko Nakano e Rosimeire Batista Gomes. 

Durante a tarde, a CGE Goiás ministrou duas palestras na RTC. A gerente de Gestão de Equipe Técnica, Fernanda Marra, falou, ao lado do auditor Fábio Jubé, sobre o tema Gestão por Competência. “Ainda tratamos esse tema como uma novidade, mas é importante alinhar e equacionar à Gestão de Pessoas com objetivos e interesses organizacionais. Então compreender isso não é nada difícil, mas implementar é complicado, não é todo mundo que tem conseguido, pois é uma mudança de cultura e de compreensão das pessoas”. 

Ela foi seguida pela auditora-chefe de Desenvolvimento Sustentável da CGE, Fernanda Bernardes, que abordou o tema ‘Auditor Interno como Conselheiro Confiável’. “Hoje a CGE tem cinco auditores-chefes que atuam estrategicamente em todas as pastas do Poder Executivo estadual. Justamente com essa intenção de ser uma parte integrante da boa governança e estar atento aquilo que a pasta está realmente precisando, o que é de necessidade do gestor. Então, temos tentado fazer que essa figura de conselheiro confiável seja entendida pelos gestores”, concluiu. 

O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, destacou a importância da consultoria promovida pela CGE no órgão. “A equipe da Agrodefesa assumiu e abraçou o Programa de Compliance Público. A CGE foi nossa parceira nesse processo e facilitadora para alcançar os nossos resultados”. 

Reunião Técnica 

A previsão é que ainda este ano seja realizada a próxima Reunião Técnica do Conaci em Belém, Pará. As reuniões são dedicadas para discutir e debater temas essenciais para a gestão e o controle interno da administração pública. O objetivo é promover a troca de informações, o intercâmbio de boas práticas e a construção de soluções inovadoras para os desafios da área, como o uso de inteligência artificial, a estruturação de linhas de defesa e o enfrentamento da corrupção.   

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo