Experiência habitacional da Agehab é destaque em fórum no México


 

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) apresentou na manhã de hoje (07/05) sua experiência de capacitação dos municípios goianos para o planejamento habitacional durante o Fórum Latino-Americano e do Caribe de Habitação Adequada, que começou no dia 6 de maio e termina nesta sexta-feira (8) na cidade de Monterrey, no México. O presidente da Agehab e diretor regional do Centro-Oeste da Associação Brasileira das Cohabs (ABC), Luiz Stival, participa do fórum, representando o Governo de Goiás e a ABC. A equipe técnica da Agehab explanou sobre o projeto de planejamento habitacional de interesse social coordenado pela Agência junto a 211 municípios – de um total de 246 – e que foi selecionado entre os 30 melhores da América Latina.

O desafio da Agehab, apresentado aos participantes do fórum, foi o combate à histórica negligência em relação ao planejamento, problema que, somado ao crescimento urbano e à falta de recursos humanos das prefeituras, causavam sérias dificuldades de acesso aos recursos para habitação. A situação sempre foi mais agravante em pequenos municípios – no caso de Goiás cerca de 80% têm menos de 20 mil habitantes –, motivo pelo qual eles receberam maior atenção da Agência. Para os outros municípios, foi oferecido treinamento, apoio técnico e supervisão na elaboração de seus planos.

O presidente da Agehab lembrou que um dos mais representativos resultados práticos do planejamento pôde ser sentido no município de Palmeiras de Goiás, localizado a cerca de 80 quilômetros de Goiânia. Munidos de dados concretos e atualizados, foi possível comprovar junto ao Ministério das Cidades e Caixa que o déficit habitacional é de 1.500 moradias, três vezes maior que o previsto em dados oficiais do IBGE. Palmeiras conseguiu recursos habitacionais do Cheque Mais Moradia, do Governo de Goiás, em parceria com Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do governo federal, para construção de 740 unidades habitacionais.

Em todo o Estado, Luiz Stival destaca que o planejamento foi fundamental para conseguir, em curto prazo, viabilizar a construção de 25 mil moradias em mais de 200 municípios e promover reformas e melhorias habitacionais que beneficiam cerca de 60 mil famílias. “Planejamento é fundamental para o sucesso da execução das políticas públicas. E conseguimos isso mobilizando os parceiros, num esforço coletivo que alçou Goiás à condição de referência nacional”, disse o presidente da Agehab.

Para ele, é uma honra poder compartilhar essa experiência com países da América Latina e Caribe. O Fórum pretende criar novas estratégias para solucionar questões de habitação na América Latina e elaborar um documento com recomendações para a Conferência das Nações Unidas Sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Conferencia Habitat III, que será realizada em 2016.

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo