Currículo Bruno Magalhães D’Abadia

Executivo de Regulação e Relações Institucionais, com experiência no setor público e no setor privado, no funcionamento dos processos decisórios administrativos, regulatórios e legislativos. Atuação intensa em setores regulados da economia, como saúde suplementar, saneamento, energia, combustíveis e infraestrutura em geral.
Graduado em Engenharia Mecatrônica pela UnB e em Ciências Contábeis pela Uninter. Especialista em Engenharia de Petróleo Engenharia de Produção e MBA em Análise de Ações. Mestre em Economia pela UnB.
Carreira profissional passa pela Petrobras, como início da trajetória, onde permaneceu por pouco mais de dois anos, após encerrar esse ciclo, retornou ao setor de automação e tecnologia por um ano e meio.
Na sequência, foi aprovado e nomeado auditor do TCU, auditando e fiscalizando atos das áreas de Economia do Setor Público, Infraestrutura Pública e Administração Pública em Geral.  Seguindo, conquistou vaga única em concurso da Câmara dos Deputados, com provimento no cargo de Consultor Legislativo de Finanças Públicas. Nesta posição, se encarregou de matérias de relevância nacional, tais como: Renegociação das Dívidas Estaduais, consignada na LC 156/2016; Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, formalizado na LC 159/2017; e o Teto de Gastos da União, Novo Regime Fiscal, estabelecido pela EC 95/2016.
Então, após convite do governo de Goiás, passa a integrar a Secretaria da Administração no início de 2019. Ainda em 2019, em agosto, assumiu a pasta. Além de gerir equipe de mais de 2500 pessoas e diversos líderes, a atuação esteve focada na modernização e transformação da gestão pública, tornando-a mais eficiente, orientada por dados e por suportes tecnológicos, e com intenso alinhamento por meio de capacitação e gestão por desempenho. Durante o exercício da posição de secretário ainda foi presidente do CONSAD, liderando a articulação de todos os Estados com os Poderes e Órgãos da União.
No início de 2023 foi convidado pelo então CEO da Sabesp para integrar seu time, com a missão de estruturar uma Diretoria de Regulação. Nesta posição teve como encargos empreender a devida cultura regulatória nos processos de gestão da empresa, liderar o relacionamento com todos stakeholders públicos: Titulares do Poder Concedente, Poderes Legislativos Federal, Estadual e Municipais, órgãos de controle e Agências Reguladoras. Por fim, liderou internamente a construção do modelo regulatório e do novo contrato de concessão que vigoram após a desestatização da Sabesp.
Por fim, em 2025, aceitou o desafio de assumir a presidência e conduzir o Ipasgo Saúde, este que é o maior plano de autogestão do Brasil e um dos maiores planos em geral do país, com objetivo de modernizar as práticas de saúde suplementar, tornar o instituto aderente às normas da ANS e entregar melhores serviços aos beneficiários por meio de mais e melhores parcerias com profissionais e instituições de saúde.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo