Baldy ultrapassa a marca de 2 mil casas a custo zero entregues em Goiás
Entregas intensificadas nas últimas semanas mostra resultado positivo do programa criado em 2021 para atender famílias com renda de até um salário mínimo
O Governo de Goiás, na gestão do presidente Alexandre Baldy, chegou na última semana à marca de mais de 2 mil casas a custo zero entregues pelo programa Pra Ter Onde Morar – Construção da Agência Goiana de Habitação (Agehab). O número alcançado abarca 48 municípios goianos, a maior parte deles de pequeno porte, atendendo ao objetivo do programa de chegar primeiro aos menores municípios. Com as entregas realizadas no último dia 14 de junho, a soma de unidades entregues desde 2021 chegou a 2.078, sendo por volta de metade dele apenas no ano de 2.024.
De acordo com Baldy, a diretriz do governador Ronaldo Caiado é de que a Agência chegue a 10 mil casas entregues até final de 2026 está se intensificando agora por conta dos resultados do programa implantado há quase três anos. “O governo se organizou muito bem nos últimos anos para chegar a esses números inéditos em toda a história da habitação em Goiás, algo que reflete uma administração compromissada com os goianos e suas necessidades”, observa o gestor.
Para o secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales, o fruto do trabalho representa um Estado comprometido com as políticas sociais descentralizada dos grandes centros e que mira principalmente a parcela da população que mais necessita. “Quando elaboramos o programa, o objetivo era principalmente atender uma parcela da população do interior do Estado historicamente relegada à falta de programas que naturalmente acabam atendendo apenas os grandes centros urbanos”, explica Sales.
As moradias do Pra Ter Onde Morar – Construção são edificadas com recursos do Fundo de Proteção Social (Protege), do Estado de Goiás. O Programa faz parte do Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), do Governo Estadual. A execução das obras é feita em parceria com as prefeituras de cada município e as construtoras parceiras. A Prefeitura entra com terreno e infraestrutura.
Recentemente novos municípios foram incluídos no programa, que teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa. O alcance chegou a 58% dos 246 municípios que integram o Estado, com um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais já contratadas.