Agehab participa de encontro que debate soluções para habitação quilombola em Goiás
Evento discutiu parcerias e estratégias colaborativas para enfrentar desafios habitacionais enfrentados pelas comunidades historicamente relegadas
A Agência Goiana de Habitação (Agehab) marcou presença no 1º Encontro sobre Habitação Quilombola, realizado nesta quarta-feira (24/01), em Goiânia. Organizado pela Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Rurais e Urbanas Quilombolas de Goiás (COEAQ), o evento teve como propósito fomentar discussões pertinentes sobre a situação da habitação quilombola no estado, visando encontrar soluções eficazes. O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, foi representado pelo assessor João Paulo de Castro.
Durante o encontro, temas cruciais como acesso à terra, infraestrutura e políticas públicas foram abordados, buscando ressaltar alternativas sustentáveis e inclusivas para as comunidades quilombolas na região. A iniciativa contou com a participação de representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de integrantes de mais de 30 quilombos do Estado de Goiás.
A reunião buscou consolidar parcerias e estratégias colaborativas para enfrentar os desafios habitacionais enfrentados por essas comunidades historicamente relegadas. “É importante que o Estado também volte seu olhar para seus cidadãos que por muito tempo tiveram seus direitos básicos não atendidos, como, por exemplo, moradia digna”, observa Baldy. Para ele, iniciativas como a da COEAQ devem sempre ser estimuladas. “É do debate entre as várias partes envolvidas que nascem as melhores soluções”, pondera o presidente.
Crédito da foto: Octacílio Queiroz