Governo de Goiás entrega cartões do Aluguel Social em Jaraguá
Foram convocadas 500 famílias para entrega dos cartões do programa na cidade, que recebe o benefício pela primeira vez. Iniciativa segue em expansão e atende, neste momento, 45 municípios goianos, em diferentes etapas de implantação
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entregou na última segunda-feira (18/4) 500 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social em Jaraguá, na Região do Vale do São Patrício. Os atendimentos foram realizados no Palácio do Sol, sede da prefeitura da cidade, que fica na Praça Cel. Rodrigues Suzano, no Centro. A abertura dos atendimentos contou com a presença de autoridades, entre elas o presidente da Agehab, Pedro Sales.
O programa segue em expansão e atende neste momento 45 municípios goianos. A expectativa é que, até o final desta semana, a Agehab atingirá a marca de 15 mil famílias convocadas para receber seus cartões. “O programa Aluguel Social está completando cinco meses de execução e apresenta uma expansão excelente. A cada nova cidade, nessas entregas, tenho mais a convicção de que estamos atendendo uma demanda que estava reprimida. Tem gente que não pode mais esperar por um mínimo de condição de moradia”, observa Pedro Sales.
O Aluguel Social concede uma ajuda de R$ 350, pelo período de 18 meses, para famílias em situação de vulnerabilidade social, superendividamento e que não tenham moradia própria. O programa opera com recursos provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) da Governadoria, dentro do leque Goiás Social. A meta do programa é atingir pelo menos 30 mil famílias goianas.
Sales também lembra que a iniciativa do Aluguel Social se propõe a resolver uma situação urgente de parte da população que está sem condição imediata de arcar com o aluguel da moradia e vem complementar outras políticas do Governo de Goiás. “É preciso fomentar o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo que cuidamos das pessoas que precisam da mão do Estado, é o que o governador Ronaldo Caiado tem dito incansavelmente”, pontua.
Na próxima quarta-feira (20/04) também serão entregues cartões para famílias de Goianésia, também no Vale do São Patrício. Ao todo, 400 famílias da cidade estão sendo chamadas pela Agehab para comparecer e retirar seus cartões. O recebimento do cartão é o primeiro passo para iniciar o processo de liberação dos recursos para famílias convocadas, cujos cadastros já estão aprovados.
Fotos: Octacílio Queiroz
Legenda: Famílias atendidas pelo Aluguel Social em Jaraguá