Escrituras de mais 500 famílias beneficiam o Jardim Tiradentes


A cozinheira Abadia Neves dos Nascimento, 68 anos, é uma das fundadoras do Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia. Ela viu o bairro nascer, no início da década de 1990, e crescer. “Eu acompanhei tudo chegando aqui, e aguardava com muita ansiedade pela regularização. Imagina a minha satisfação ao receber minha escritura hoje”, contou a cozinheira, uma das 500 famílias beneficiadas nesta terça-feira (22/12) no bairro.

A entrega das escrituras foi comandada pelo governador Marconi Perillo, que ressaltou a importância do Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão. “Nosso Governo cuida do social. Com este programa, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) está presente em 55 municípios para legalizar 99 bairros e escriturar os imóveis de 44 mil famílias. Além disso, nos meus quatro mandatos, foram entregues 200 mil Cheques Mais Moradia para reforma de habitações precárias. Nós estamos garantindo que as pessoas vivam com dignidade. No início do próximo ano, voltamos ao Jardim Tiradentes para entregar mais 400 escrituras”, anunciou o governador. Marconi Perillo aproveitou para conclamar toda a população de Aparecida a ajudar na luta contra a dengue.

O presidente da Agência, Luiz Stival, informou que já foram entregues 1500 escrituras em Aparecida de Goiânia. Segundo Luiz Stival, o Casa Legal deve beneficiar quase 7 mil famílias no município. A doméstica Angelita Camargo dos Santos, 49 anos, e o pedreiro João do Espírito Santo, 56, criaram a família no bairro. As filhas já se casaram, tiveram filhos, e escolheram continuar vivendo no Jardim Tiradentes. “Eu amo meu setor. Foi aqui que morei debaixo de lona, mas consegui erguer minha casa e criar minha família. É muito bom ver o bairro ganhando este presente. Um verdadeiro presente de Natal!”, comemorou Angelita.

A alegria de outra moradora, a dona de casa Maria de Fátima Rosa de Moura, 53 anos, estava estampada no cartaz que ela escreveu para agradecer ao governador e à Agehab pelo benefício. “O início do bairro foi muito difícil. Com muito custo, conseguimos completar o material para construir a casa. Agora, com a escritura na mão, só saiu daqui quando morrer!”, disse a dona de casa.

A entrega das escrituras contou com as presenças do deputado federal Marcos Abrão, do secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, e do prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, entre outras autoridades.

Criado nos anos 1990, o Jardim Tiradentes abriga hoje em torno de 25 mil habitantes. Mais de 2 mil imóveis foram construídos em terrenos doados pelo Estado de Goiás. Esses lotes foram demarcados em levantamento topográfico realizado pela Agehab em 2013. No ano passado, 1.250 famílias que se enquadram no perfil de habitação de interesse social do Jardim Tiradentes assinaram as escrituras, que foram remetidas ao cartório para registro e estão sendo entregues por etapas.

Outros bairros de Aparecida de Goiânia também têm a marca do trabalho da Agehab. No Colina Azul, por exemplo, 700 famílias também estão sendo beneficiadas pelo programa Casa Legal. No Madre Germana II, a Agehab conseguiu junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) a soma de R$ 23,4 milhões para investir na regularização fundiária plena do bairro, que inclui, além da entrega de escrituras, melhorias na urbanização como asfalto, rede de esgoto e de escoamento da água das chuvas, preservação ambiental, construção de moradias para famílias em áreas de risco e instalação de equipamentos sociais. No bairro Independência Mansões, são mais de mil imóveis em regularização, sendo que 300 famílias já receberam suas escrituras. 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo