Agehab inicia oficinas para criação do plano de negócios 2024
Ouvir demandas em busca de melhorias do fluxo de trabalho e o planejamento a longo prazo das ações da Pasta são focos da presidência sob o comando de Alexandre Baldy
A Agência Goiana de Habitação (Agehab) iniciou as oficinas de planejamento para criação do plano de negócios 2024. O primeiro evento ocorreu na manhã desta terça-feira (21) na Escola de Governo Henrique Santillo, no Jardim América, em Goiânia. Os outros dois encontros ocorrem nos dias 28/11/2023 e 05/12/2023.
Este primeiro momento foi dedicado exclusivamente aos diretores, secretárias executivas, gerentes e assessores chefes de equipe. O foco principal foi em liderança e motivação de equipe, com oficina ministrada por Paulo Henrique de Souza, gerente do Laboratório de Inovação PequiLab, da Escola de Governo.
“É preciso conhecer as pessoas e entender qual bagagem elas trazem, como elas podem contribuir para a equipe, com engajamento”, explica Paulo. Ele ainda enfatiza a importância de uma postura de liderança, que nada tem a ver com um ambiente no qual as pessoas têm medo de serem quem são. “Exercer uma função de liderança e simplesmente ocupar um cargo são coisas completamente diferentes”, enfatiza.
A secretária executiva de suporte à Presidência, Gilsa Eva, explica que o momento foi pensado com o intuito de gerar mais aproximação entre pessoas que trabalham juntas e interagem entre si todos os dias, mas nem sempre conseguem ter conexão. “No dia a dia há interação. Mas não tivemos, até hoje, um momento para integração, nos conectarmos. Se conhecer é necessário”.
Gilsa, que representou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, destacou a preocupação desta gestão em ouvir as demandas para trazer melhorias ao fluxo de trabalho, bem como para o planejamento a longo prazo. “Queremos ouvir de vocês o que nós temos de problemas, para juntos, buscarmos soluções”, finalizou.
Dinâmicas e descontração
O clima desta terça-feira foi de muita descontração, com uma atmosfera de diversão entre os participantes, que relembraram momentos da infância e foram convidados a participarem de atividades interativas. Os exercícios propostos incentivaram a criatividade e a capacidade de contar histórias. Os presentes foram levados a se colocar como protagonistas, bem como ouvir as vivências dos colegas.
Este objetivo foi atingido, de acordo com Fernando Veloso, gerente do Aluguel Social. “É um ambiente propício para conhecer as pessoas além dos profissionais, de forma a engajar e integrar o corpo diretivo, incentivando a criatividade e efetividade nas entregas da empresa”, afirma.
Himerson Pereira, que é gerente de obras e fiscalização, conta que a Agência cresceu muito, em poucos anos, em relação à quantidade de programas e beneficiários. “A Agehab hoje tenta acompanhar o tamanho e a proporção que ela tomou. Temos que conviver com problemas e tentar solucioná-los.”
Por isso, o planejamento a longo prazo é essencial. Ele serve para definir o fio condutor da história que se quer contar juntos. Mas o caminho exige que seja feito um diagnóstico, para entender onde está a empresa, onde se quer chegar e qual o caminho se quer percorrer, explica o palestrante. “Sabendo que não será nada perfeito, é preciso recalcular, repensar e refazer a rota”, complementa Paulo Henrique.
Nas próximas oficinas de Engajamento para Revisão da Estratégia de Longo Prazo e Elaboração do Plano de Negócios 2024 também participarão outros multiplicadores.
Errar para aprender
O intuito desta primeira oficina foi criar um ambiente propício para que os gestores fossem capazes de pensar em inovação. Paulo Henrique explica que é preciso lembrar que a importância de se experimentar para aprender com os erros. E esta é a premissa dos laboratórios.
Por isso, o PequiLab foi criado em 2019, no primeiro ano da gestão do governador Ronaldo Caiado. Uma das responsáveis pela criação do laboratório de inovação foi a atual secretária executiva de suporte à Presidência da Agehab, Gilsa Eva, que à época ocupava o cargo de subsecretária de Gestão de Pessoas.
Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás