Série da TV Brasil Central mostra as maravilhas da China
A TV Brasil Central exibiu série de reportagens especiais sobre a China, a potência asiática. O repórter Pedro Henrique Rabello e o cinegrafista Thiago Costa, acompanhados do presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, e do assessor do Gabinete de Relações Internacionais do Governo de Goiás, Marcelo Mariano, visitaram Hebei, uma das mais importantes províncias do país oriental.
Ao todo foram dez reportagens especiais que mostraram os locais visitados pela equipe da TBC ao longo de três semanas de viagem ao território chinês, iniciada no dia 22 de agosto do ano passado. “Foi uma missão importante, porque pude mostrar o trabalho realizado pela Agência Brasil Central lá. Destaco que é uma relação que será duradoura, porque este projeto sempre levará comunicadores da agência para a China e receberemos chineses da Great Wall New Media em Goiás”, declarou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior
A primeira reportagem da série, exibida em 19 de maio, mostrou a chegada a Pequim, onde a equipe da emissora de TV goiana foi recepcionada por jornalistas da Great Wall New Media Group, emissora de TV chinesa da província de Hebei, que é parceria da TBC.
TBC visita a província de Hebei na China
Na segunda reportagem, que foi ao ar no dia 20, a equipe da TV Brasil Central chega a Shijiazhuang, capital de Hebei, que tem mais de 74 milhões de habitantes. Na cidade, os integrantes da missão goiana visitaram o museu local. No dia seguinte, conheceram a estrutura da redação da Great Wall New Media Group. Também viram, por meio de um telão gigante, imagens das principais atrações turísticas de Hebei. Em seguida, foi realizada solenidade, onde o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, homenageou os três jornalistas chineses que estiveram em Goiás por 20 dias mostrando as riquezas do estado. Foi assinado também o memorando de parceria entre os dois presidentes dos grupos de comunicação de Goiás e de Hebei.
A cidade do futuro em Hebei
Na terceira reportagem, exibida no dia 21, a equipe da TV Brasil Central mostrou Xiong’an, conhecida como a cidade do futuro. Ela foi planejada na província de Hebei como modelo de inovação e sustentabilidade. Tem cerca de 1,1 milhão de habitantes e foi construída para desafogar a capital Pequim. O primeiro parque construído foi o Yuerong e conta com mais de 6.600 quilômetros de área verde. Na cidade do futuro, a TBC conheceu o ônibus que não precisa de motorista. Visitou também o Porto Seco local, construído para desenvolver o corredor Pequim-Hebei e que tem parceria com o Porto Seco de Anápolis.
Educação é parceira da tecnologia em Hebei
Na quarta reportagem, exibida em 22 de maio, a equipe da TV Brasil Central visitou a Universidade de Tecnologia e Ciência de Hebei, cujo lema é “Prosperidade e Responsabilidade”. A instituição de ensino superior chinesa mantém intercâmbio com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Foram apresentados o laboratório especializado em projetos de aviões e a Faculdade de Medicina, que oferece cursos de medicina chinesa e ocidental. A equipe também visitou uma indústria de laticínios, que possui 25 fazendas de criação de gado leiteiro e 25 fábricas em operação no território chinês. Além da produção leiteira, a companhia Julebao investe em tecnologia e inovação.
Energia limpa e Vila Olímpica
Em mais um episódio na China, exibido no dia 23, a equipe de reportagem da TV Brasil Central conheceu companhias na província de Hebei que produzem equipamentos utilizados na geração e transmissão de energia limpa (eólica e solar), trabalho que envolve muita tecnologia. O Vale das Flores, com suas atrações coloridas, foi outro local visitado. Outras paradas foram a área de ecoturismo Nohu Ridge, e o distrito de Chongli, onde fica a Vila Olímpica dos Jogos de Inverno de Pequim 2022. O circuito terminou na estação de esqui do Parque Thaiwoo, que recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano.
Floresta Saihanba, referência de projeto ambiental
Na sexta reportagem, que abriu a segunda semana da série, no dia 26, a equipe da TV Brasil Central esteve na cidade de Chengde, distrito de Weichang, na província de Hebei, para conhecer o Parque Nacional de Saihanba. O parque tem 933 quilômetros quadrados de área e está localizado em uma altitude de 1.519 metros. Antes era um deserto, mas passou por recuperação ambiental que teve início em 1962. O projeto recebeu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como referência de reflorestamento. Outro local visitado foi a Casa de Verão dos imperadores chineses durante a dinastia Qing. Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco em 1994, é o maior complexo imperial do mundo, oito vezes maior do que a Cidade Imperial em Pequim. Foi utilizado por 12 imperadores da China, entre 1932 e 1912.
Muralha da China de Hebei e vinícola
Na sétima reportagem da série, exibida em 27 de maio, a equipe de reportagem da TV Brasil Central teve como destino a cidade de Qinhungdao, que tem 3 milhões de habitantes e recebe cerca de 30 milhões de turistas por ano. Eles são atraídos pela natureza, pela praia e pelo trecho da Muralha da China construído na província de Hebei. Outros locais visitados foram um asilo para idosos com capacidade para 300 pessoas e o condomínio de alto padrão Ananya. Depois foi a vez de conhecer a vinícola que produz o vinho Chateau Kings Marselan, adequado para o paladar chinês, com sabor delicado e suave. A equipe esteve também em uma empresa que possui a maior adega de vinhos da Ásia, importados da França e dos Estados Unidos.
Templo budista na China
No oitavo episódio da série, que foi ao ar no dia 28, a equipe da TV Brasil Central foi a Handan, a segunda cidade mais populosa e mais antiga da província de Hebei. No distrito de Fonfon, a equipe visitou um templo budista, tradição religiosa que veio da Índia. No Museu da Porcelana, foi possível conhecer um pouco sobre a história dessa tradição chinesa surgida no século XIII que conquistou o mundo. Outra parada foi a cidade de Xinji, que possui uma grande estrutura de indústrias de produtos destinados aos pets. Também foi visitado o Museu do Couro. O item que dá fama nacional à Xinji, que tem negócios com o Brasil e com Goiás. Na visita a uma fábrica de filtros de papel para carros, o presidente da companhia falou do interesse em abrir uma unidade em Goiás.
A cidade industrial de Baoding
Em mais um episódio da série sobre a China, exibido no dia 29, a equipe da TV Brasil Central visitou a cidade industrial de Baoding, na província de Hebei. O museu da cidade usa tecnologia para contar a história local. No dia seguinte, a equipe conheceu a primeira fábrica de uma gigante automobilística mundial, a GWM, que está presente em 170 países. E esteve também na unidade do Lizhong Group, companhia especializada na fabricação de ligas metálicas. No distrito de Gaoyang, o destaque foi uma empresa que atua nos segmentos têxtil, componentes eletrônicos e máquinas agrícolas. Outro local visitado foi o distrito de Baigou, conhecido pela produção de bolsas, malas e mochilas.
Xiongan, a Cidade do Futuro
Na última reportagem da série sobre a China, exibida em 30 de maio, a equipe da TV Brasil Central conheceu Xiongan, na província de Hebei, conhecida como a Cidade do Futuro. Ela é toda planejada, com um projeto ambiental futurístico. Xiongan foi construída para desafogar a capital Pequim e algumas partes da cidade ainda estão em obras. A equipe visitou o Parque Yerong, que tem 1.600 quilômetros quadrados de área. E viajou no ônibus que não precisa de motorista para circular pelas ruas. Esse projeto está em desenvolvimento. A reportagem mostrou ainda o Porto Seco de Xiongan, que tem parceria com o Porto Seco de Anápolis. Outras atrações apresentadas foram a estação de trem e o lago Baiyang Dian, que conta com 100 lagos adjacentes.
O repórter Pedro Henrique Rabello concluiu a série de reportagens, classificando a viagem à China como “uma experiência inesquecível. E acrescentou: “Temos muito a compartilhar entre Goiás e Hebei, mas ficaram também algumas certezas. Os povos se parecem: (têm) muito trabalho, riquezas naturais e potencial para crescer ainda mais. Vida longa a essa parceria Brasil-China, e principalmente entre Goiás e Hebei”.
ABC Digital