Quem Somos?

A Agência Brasil Central (ABC) foi criada pela Lei 18.746/2014, tendo como competência a execução dos serviços públicos de radiodifusão de sons e imagens das emissoras de propriedade do Estado, bem como a administração dos serviços gráficos da imprensa oficial.

A ABC sucedeu a Agência Goiana de Comunicação (AGECOM), criada por meio da Lei 13.550/1999; que por sua vez foi instituída para suceder o Consórcio de Empresas de Notícias de Radiodifusão do Estado (CERNE), que passou por processo de liquidação. O CERNE foi constituído como autarquia pela Lei 4.034/1962 e transformado em empresa pública pela Lei Estadual 7.600/1972.

Atualmente, a Agência Brasil Central é composta pelos seguintes veículos: TV Brasil Central, Rádio Brasil Central AM 1270, RBC FM 90,1 e Diário Oficial do Estado. O mais novo veículo é a ABC Digital, cujas propostas é difundir o conteúdo da TV e das rádios no meio digital e  promover o compartilhamento das emissoras na plataforma Web.

Breve história dos veículos da ABC

O primeiro passo da comunicação oficial do Governo do Estado se deu com o início do Diário Oficial do Estado de Goiás, antes mesmo de existirem as emissoras de rádio e televisão. A Imprensa Oficial de Goiás foi fundada pela Lei Provincial, de 16 de março de 1836. No dia 3 de junho de 1837 circulou pela primeira vez o Correio Oficial de Goiás. O Diário Oficial tem como objetivo a divulgação de decretos, portarias, convocações e tudo que esteja oficialmente relacionado ao Governo do Estado de Goiás.

A Rádio Brasil Central foi criada no dia 3 de março de 1950. Desde então, são quase sete décadas cumprindo as missões de promover a integração do Centro-Oeste ao restante do País e valorizar a cultura goiana, Nos seus primórdios, a Rádio Brasil Central AM desempenhou o importante papel de apoiar a construção de Brasília e o processo de interiorização do desenvolvimento econômico do Brasil, a chamada Marcha para o Oeste.

Hoje a Rádio Brasil Central AM já é tradicional na atuação de testemunhar e divulgar a história do povo goiano. E permanece, até os dias atuais, como a voz de Goiás e do Centro-Oeste nas ondas do rádio. A emissora transmite, no período matutino, uma dos radiojornais mais tradicionais do Estado, o Mundo em Sua Casa.

A RBC FM está no ar desde 1973. Com repertório bem planejado, proporciona aos ouvintes uma grade musical de qualidade e boletins informativos durante toda a programação.

A Televisão Brasil Central (TBC) foi inaugurada em 1975. Através da ampla cobertura, a emissora acompanha os acontecimentos de Goiás e entrega ao telespectador conteúdos de qualidade, com programas que englobam jornalismo, entretenimento e cultura. A nível nacional, é afiliada à TV Cultura, o que torna a programação ainda mais interessante com a exibição de filmes, desenhos e documentários.

Ao navegar neste o site, você pode conhecer um pouco mais sobre a Agência Brasil Central, e acompanhar as notícias do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam nos nossos veículos de comunicação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo