Saúde esclarece sobre vacina do Butantan contra dengue

A vacina Butantan-DV contra a dengue teve aplicação suspensa em todo o país, seguindo determinação do Ministério da Saúde, que está investigando 42 casos graves que podem estar relacionados com o uso da vacina. Em Goiás, só há um caso investigado e as autoridades de saúde estão usando a mídia para fazer um alerta aos que já se vacinaram sobre como proceder e a atenção e os cuidados necessários. Entrevistada no Jornal Brasil Central dessa terça-feira (9), a superintendente Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual, Flúvia Amorim, disse que não é para jogar fora as vacinas estocadas até a finalização da investigação.

Ela fez também um alerta aos profissionais de saúde que tomaram a vacina do Butantan: Caso essas pessoas apresentem algum sintoma, nos 21 dias depois de tomada a vacina, devem notificar a algum serviço de saúde que recebeu a vacina, para que seja feita a investigação. O Ministério da Saúde informou que mais de 500 mil doses foram aplicadas em todo o país e 3.703 pessoas apresentaram algum sintoma semelhante à infecção da dengue. Desses, 42 evoluíram com alguma gravidade. Em Goiás, mais de 10.600 doses desse imunizante foram aplicadas e só um caso está sob investigação.

Flúvia informou que a investigação precisa ser feita em casos suspeitos, porque o estado está convivendo atualmente com muitas viroses que podem ter sintomas semelhantes aos da dengue e isso gerar confusão. Sobre a Qdenga, do laboratório Takeda, disse, não há nenhum registro suspeito, então continua sendo aplicada normalmente nas unidades de saúde.

ABC Digital

Governo na palma da mão