PIB de Goiás cresceu 4,4% em 2023 e registrou o maior valor da história

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu pelo segundo ano consecutivo em 2023 e registrou o maior valor da história. A alta foi de 4,4% em relação a 2022 com valores atingindo os R$ 336,7 bilhões. O resultado mostra a economia goiana crescendo novamente acima da média nacional. A projeção é do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (27) em evento com participação do governador Ronaldo Caiado e representantes dos setores econômicos do estado. Reportagem do Jornal Brasil Central acompanhou a solenidade, registrando falas do diretor do IMB, de representantes da indústria goiana e do governador. Segundo Caiado, o resultado do PIB mostra um somatório de esforços tanto do governo quanto das forças produtivas de Goiás.

De acordo com o IMB, o crescimento por setor mostrou o destaque da agropecuária, que cresceu 12,9% de 2022 para 23. Em seguida veio a indústria, com alta 3,8%, e os serviços, que cresceram 2,2%. A alta do PIB impactou a geração de emprego e renda no estado. Levantamento do IBGE mostrou que o número de pessoas ocupadas em Goiás subiu a 3,8 milhões de trabalhadores em dezembro passado, também melhor marca da história. E a renda média das famílias cresceu 24,6%, fechando o ano passado em R$ 2.017 mensais, terceiro melhor resultado do país.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo