“Tratamos a segurança pública como um assunto único, porque a criminalidade não respeita fronteiras”, afirma Rodney Miranda durante lançamento de operação, no entorno do Distrito Federal

Ações das forças de segurança estão intensificadas a partir desta sexta-feira, 23. Trabalho integrado é composto pelas Secretarias de Segurança Pública de Goiás e do DF.

“Essa região do entorno, em outras gestões, sempre foi colocada como uma área de ninguém. No governo de Ronaldo Caiado, uma das prioridades é a atenção em todas as áreas dessa região importante do Estado. Na segurança pública não é diferente”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) Rodney Miranda, durante lançamento da Operação Anhanguera, em Águas Lindas de Goiás, na manhã desta sexta-feira (23/07).

O titular da SSP-GO lembrou que a operação faz parte de um esforço conjunto, que ocorre desde 2019, para a implantação de novas estratégias de segurança voltadas especificamente para a região. “Trabalhamos para romper essas fronteiras municipais, estaduais, e tratarmos a segurança pública como um assunto único, porque a criminalidade não respeita limites e não respeita fronteiras” destacou.

Ainda durante o lançamento oficial da ação, na sede do 17º Comando Regional da Polícia Militar, o chefe da SSP-GO enfatizou que o trabalho está sendo no sentido de manter o avanço no combate à criminalidade, que vem sendo feito desde o início da gestão, e a intenção do Governo de Goiás é diminuir as ocorrências para patamares mínimos. Para isso, o trabalho integrado entre as forças de segurança de GO e do DF é fundamental. “Essa operação já vem desde o início da semana, desde o final da primeira etapa daquele outra ação nós não paramos. Essa é uma operação já vem sendo planejada há algum tempo”, explicou Rodney.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, a ação conjunta servirá para aumentar, ainda mais, o combate aos crimes violentos em toda região. “A intenção é que a gente possa dar seguimento às ações que já, rotineiramente atuamos, mas de forma mais intensa, buscando trazer mais segurança à população local. Então as forças policiais vão estar com efetivo maior aqui na região. Foi feito todo um trabalho prévio de inteligência e intercâmbio de informações”, afirmou.

A Operação, batizada de “Anhanguera”, em referência a Bartolomeu Bueno da Silva – Bandeirante Anhanguera que desbravou as terras de Goiás – é composta pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema Prisional de Goiás e do DF. Neste primeiro momento, será intensificada a atuação destas forças nas cidades que integram o entorno oeste.

Homenagens

A solenidade desta sexta-feira marcou ainda uma homenagem feita pelas forças de segurança pública do Estado àqueles que trabalharam, voluntariamente, apoiando a força-tarefa policial montada para a captura do foragido Lázaro Barbosa Sousa, na região de Cocalzinho de Goiás. Ao todo, 35 pessoas foram homenageadas. “Hoje também é um momento de agradecimento. A Deus por ter nos iluminado e orientado nessa trajetória, ao suporte que as comunidades de Cocalzinho e Águas Lindas nos deram, incluindo as Prefeituras Municipais e suas equipes. Momentos que mostram que vale a pena a gente trabalhar, proteger, cuidar das pessoas de bem”, enalteceu Rodney Miranda.

Também estiveram presentes o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), Coronel Esmeraldino Jacinto Lemos; o diretor geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP), Tenente Coronel Frans Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues; o comandante geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Coronel William Bomfim; o prefeito de Cocalzinho de Goiás Alessandro Otone Barcelos e o vice-prefeito de Águas Lindas de Goiás Jorge dos Santos Amaro.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo