SSPGO promove curso de inteligência para análise de organizações criminosas

Até o dia 18 de dezembro deste ano, 125 Agentes de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica, Superintendência de Inteligência de Goiás e do Estado do Tocantins serão capacitados

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), por meio da Superintendência de Inteligência Integrada, deu início nesta terça-feira (1/12), ao curso de Inteligência em Análise Sistêmica de Organizações Criminosas (CIASORCRIM). Ao todo, 125 agentes de inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica, Superintendência de Inteligência de Goiás e do Estado do Tocantins serão capacitados.

Um dos principais objetivos é desenvolver competências nas áreas de monitoramento e análise sistêmica de grupos criminosos, para a produção de conhecimento das agências de inteligência. O curso visa ainda promover a capacitação de servidores para a operacionalização do Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas (SISORCRIM), lançado em agosto deste ano.

Segundo a superintendente de Inteligência Integrada da SSP-GO, Liliane Albuquerque Amorim, o intuito é dar prosseguimento às atividades, com novas turmas em 2021. “Fizemos a primeira turma de multiplicadores em outubro, apenas como teste e somente para 34 profissionais, tendo em vista o momento de pandemia. O ano que vem virão outras turmas, tendo em vista termos uma instituição com mais de 600 agentes de inteligência”, destacou.

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Rodney Miranda, o curso faz parte das ações que vem sendo realizadas pelo Governo de Goiás, no sentido de promover maior capacitação às forças policiais. “Especialização e qualificação são duas das principais diretrizes do governo Ronaldo Caiado. Estamos investindo cada vez mais em ações de capacitação para que nossas forças policiais atendam os cidadãos de forma ainda mais eficiente”, afirmou.

O governador Ronaldo Caiado destacou que a competência das forças policiais e seu bom desempenho no combate à criminalidade têm atraído agentes de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países, para participarem de cursos de formação. “Nossa polícia está hoje extremamente especializada, preparada e com todos os instrumentos para poder dar segurança à população do Estado de Goiás”, frisou.

Com 60 horas de carga horária, o curso contará com disciplinas de Análise Criminal de Inteligência, Análise Sistêmica de Organizações Criminosas, Noções em Produção de Conhecimento e Coleta de Dados em Fontes Abertas, dentre outras. A capacitação será realizada de forma presencial até o dia 8 deste mês, no Auditório do Comando da Academia de Polícia Militar de Goiás. De 9/12 a 18/12, as atividades serão desenvolvidas de forma remota.

SISORCRIM

O Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas (SISORCRIM) é uma ferramenta de inteligência pioneira no Brasil e que tem como objetivo facilitar e integrar ainda mais o trabalho das forças policiais. Em menos de um ano desde o lançamento da ferramenta da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, quase 200 agentes de inteligência já foram capacitados. Atualmente, o SisOrcrim conta com mais de 300 usuários.

O sistema auxilia as forças policiais com análise de vínculo entre os integrantes e “associados” das organizações criminosas, georreferenciamento da área de atuação dos criminosos com comparação da mancha criminal, integração com bases de dados da Segurança Pública e de outros órgãos, com dados de empresas e veículos, atualização automática dos dados sobre movimentação no sistema prisional e novos procedimentos policiais; análise de vínculo e relatórios sobre os integrantes de Orcrim’s.

A ferramenta foi desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Inteligência Integrada e Superintendência Integrada de Tecnologias em Segurança Pública, Tribunal de Justiça, por meio da Diretoria de Informática, e Diretoria Geral de Administração Penitenciária, por meio da Gerência de Inteligência.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo