SSPAP dá início ao 6º Curso de Inteligência de Segurança Pública
Iniciativa visa unir força e conhecimento das forças policiais no combate ao crime organizado. “É uma ferramenta para formação e capacitação de nossos profissionais”, afirma secretário Balestreri
Com objetivo de unir força e conhecimento no combate ao crime organizado e de qualificar as forças policiais, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) deu início nesta terça-feira (12/09) ao 6º Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP).
A previsão de duração é de quatro semanas e carga de 200 horas/aulas. “O curso é uma ferramenta indispensável para formação e capacitação dos profissionais para o exercício eficiente da atividade de inteligência”, afirma o secretário da SSP, Ricardo Balestreri.
O superintendente de Inteligência Integrada, Danilo Fabiano, em fala, destacou a importância do curso. “Em Goiás, houve a consolidação da Agência Central de Inteligência, criação de novos núcleos de inteligência, além do funcionamento de um software que propiciará o fluxo de informações entre as inteligências”, afirma.
De acordo com o superintendente, o CISP tem equipe selecionada, qualificada e com experiência. “A evolução na qualidade do curso em uma visão geral será garantida”, diz.
Já Ricardo Balestreri, ressaltou que inteligência “é uma atividade técnica, que visa produzir conhecimentos ou informações claras, oportunas e úteis para assessorar o tomador de decisões”. Ele também diz que “é uma atividade consultiva, científica e imparcial”.
A palestra inicial foi concedida por Romano Costa, coordenador de Inteligência na SENASP/MJ. Participaram da cerimônia de abertura: o delegado-geral da PC, Álvaro Cássio; o comandante-geral da PM, coronel Divino Alves, além de autoridades do Corpo de Bombeiros, ABIN e do Tribunal de Contas dos Municípios.
O corpo discente do curso contará com a participação de 50 profissionais dentre servidores de 17 instituições: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Administração Penitenciária, Secretaria da Fazenda, Polícia Técnico-Científica, Guarda Civil Metropolitana, Guarda Civil de Aparecida de Goiânia, Policia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Casa Militar, Exército Brasileiro, Ministério Público Federal, Procon, Detran, Tribunal de Contas dos Municípios e ainda servidores do Acre, Alagoas e Distrito Federal.
“Temos plena convicção que o destaque do curso está também na integração, na união de vários representantes de Instituições em prol da sociedade”, resume Ricardo Balestreri
No decorrer do curso estão previstas atividades doutrinarias e práticas, além de visitas técnicas como, por exemplo, na Agência Brasileira de Inteligência e no Exército. “Na busca pela excelência foram selecionados os mais conceituados e gabaritados profissionais de Inteligência do Estado Brasileiro”, finaliza Danilo.
FOTOS: JOTA EURÍPEDES