SSP realiza 10ª edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública

Capacitação busca aprimorar qualificação das forças de segurança

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás deu início nesta semana, no dia 10 de junho, à 10ª edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública. A iniciativa, com duração de 360 horas/aula, tem como objetivo aprimorar a qualificação dos profissionais que integram o Sistema de Inteligência de Segurança Pública de Goiás (SISP/GO), atuando nas agências de inteligência dos órgãos estaduais e unidades da federação.

O curso, que combina aulas presenciais e online, abordará uma série de conhecimentos essenciais para a área, incluindo método de produção de conhecimento, análise sistêmica e estruturada, inteligência estratégica, gestão de riscos, técnica de entrevista, inteligência de sinais e cibernética, lavagem de dinheiro, inteligência artificial e reconhecimento facial.

O corpo discente do curso é composto por analistas, agentes de campo e gestores da Superintendência de Inteligência Integrada, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Polícia Científica, Secretaria da Casa Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Guarda Civil de Goiânia, Guarda Civil de Senador Canedo, Exército Brasileiro, Receita Federal, Secretaria de Mobilidade de Goiânia, Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, Polícia Legislativa, Polícia Militar do Tocantins, Polícia Judicial, Superintendência de Ações e Operações Integradas, Superintendência Integrada de Tecnologias em Segurança Pública, Coordenadoria de Ensino, Observatório de Segurança Pública, Tribunal de Justiça e Serviço de Proteção ao Depoente.

Metodologia de ensino

O curso de inteligência de segurança pública seguirá uma metodologia ativa e participativa, combinando aulas expositivas teóricas, exercícios práticos, debates e estudo de casos. Essa abordagem visa promover o aprendizado significativo e contextualizado, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em situações reais de trabalho.

Contribuição para a segurança pública

Ao aprimorar a qualificação dos profissionais de inteligência, o curso contribui para fortalecer a capacidade do Estado de Goiás em prevenir e combater a criminalidade. Através da inteligência de segurança pública, é possível identificar ameaças, traçar estratégias de atuação e tomar decisões mais eficazes para garantir a segurança da população.

A realização do Curso de Inteligência de Segurança Pública é mais uma das ações da SSP para fortalecer a inteligência na área de segurança pública. Além do curso, a SSP também investe em tecnologia, infraestrutura e na formação de recursos humanos para aprimorar as atividades de inteligência no estado.

Foto: Divulgação

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo