Secretaria de Segurança Pública realiza palestra sobre saúde mental no trabalho para servidores

Evento destacou o bem-estar emocional dos servidores, com foco na prevenção de doenças mentais e no equilíbrio emocional

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) realizou, na manhã desta quinta-feira (03/04), uma palestra promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/SSP), com o tema “Saúde Mental no Trabalho: Prevenção e Conscientização”. A palestra foi conduzida pela psiquiatra Dra. Fabiana Arruda, médica especializada em psiquiatria, com formação em  neurolinguística e terapia ericksoniana, além de ser criadora de conteúdo voltado à saúde mental. O encontro aconteceu no auditório da pasta, em Goiânia.

O objetivo do evento foi promover o bem-estar psicológico e emocional dos servidores, oferecendo ferramentas para lidar com as demandas do dia a dia de maneira mais eficaz. Além de incentivar a prevenção de doenças mentais, a palestra buscou capacitar os participantes a desenvolver habilidades essenciais para manter o equilíbrio emocional, tomar decisões saudáveis, estabelecer relações interpessoais positivas e cultivar um propósito de vida.

Durante a palestra, o subsecretário de Segurança Pública, Gustavo Carlos Ferreira, ressaltou a importância de cuidar das pessoas no contexto de segurança pública. “Não existe nada mais importante, dentro do contexto de segurança pública, do que as pessoas. A parte material é importante, tanto para os servidores quanto para a sociedade que nos busca nos momentos difíceis. Por isso, é fundamental estarmos bem, com saúde e segurança, para podermos ajudar os outros”, afirmou. Ele completou, destacando a relevância do tema: “Esses momentos são essenciais para refletirmos sobre a nossa saúde e bem-estar. Precisamos olhar para nós mesmos para poder cuidar dos outros”.

A palestrante, Dra. Fabiana Arruda, também enfatizou a importância das relações no processo de manutenção da saúde mental. “Não é possível falar sobre saúde mental sem considerar as relações familiares, no ambiente de trabalho e no círculo social”, concluiu.

Fotos: COMSET/SSP

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás 

 

Governo na palma da mão