PPGO recebe comitiva de representantes do sistema penitenciário do Maranhão

Os gestores estiveram na sede da Polícia Penal, em Goiânia, e no Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia, para aprender sobre as práticas e processos da instituição goiana

A Polícia Penal de Goiás recebeu, na última sexta-feira (04/07), uma comitiva de representantes do sistema penitenciário do Maranhão para visita de benchmarking. Dentre os integrantes, destaque para o ex-secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, hoje secretário adjunto de Manutenção e Engenharia Penitenciária da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) daquele Estado.

Os gestores da Seap estiveram na sede da Polícia Penal, em Goiânia, e no Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia, para aprender sobre as práticas e processos da instituição goiana, de modo a identificar oportunidades de melhoria e inovação para o Maranhão. “Viemos conhecer um Estado que possui um sistema penitenciário referência no Brasil. Nosso objetivo é o de replicar essas boas práticas no Maranhão. Aqui, em Goiás, temos pessoas proativas e com larga vivência dentro do sistema penitenciário. Por isso, a Polícia Penal faz um trabalho maravilhoso”, disse Rafael Velasco.

Pela manhã, a comitiva foi recebida pelos diretores Josimar Pires (geral) e Firmino José Alves (adjunto) para conhecer sobre o sistema de monitoração eletrônica dos apenados, regulamentação de vagas nas unidades prisionais, inteligência penitenciária e o Sistema de Gestão e Governança (Siggo) da instituição, entre outros.

Na parte da tarde, os gestores da Seap visitaram o Complexo Prisional. Eles foram ao Núcleo Especial de Custódia, Penitenciária Coronel Odenir Guimarães e na Seção Industrial. “Esse encontro mostra que o trabalho bem-feito da PPGO vem repercutindo em todo o país, consolidando a nossa instituição com uma das melhores do Brasil”, afirmou o diretor-geral Josimar Pires.

O sistema penitenciário goiano tornou-se ponto estratégico para o país nos últimos cinco anos. Somente em 2025, comitivas da Inglaterra, do Tocantins, Paraíba e Espírito Santo já visitaram unidades prisionais e a sede da Polícia Penal de Goiás para benchmarking.

Foto: Divulgação/Polícia Penal 

Comunicação Setorial da Polícia Penal de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo