Polícia Penal inaugura galpão multifuncional na UPR de Goianápolis
O espaço será utilizado para cursos de capacitação e trabalho de costura industrial
A Polícia Penal de Goiás inaugurou, na manhã desta sexta-feira (05/07), um galpão multifuncional de trabalho e ensino dentro da Unidade Prisional Regional de Goianápolis, na região central do Estado. O espaço, totalmente mobiliado, será utilizado para cursos de capacitação e trabalho de costura industrial para os reeducandos e reeducandas.
Além do galpão, foram serão entregues as adequações das instalações do cartório, da sala de monitoramento, da sala da direção da unidade e enfermaria, bem como colchões e camas para os servidores penitenciários. As obras e o mobiliários são frutos de investimento de R$ 69 mil oriundos do Governo do Estado e Poder Judiciário, por meio do Conselho da Comunidade local.
O trabalho de construção foi realizado com a mão de obra carcerária. Durante dois meses, oito reeducandos foram responsáveis pelas atividades. Eles serão beneficiados com a remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal. “O acesso do apenado ao trabalho e ensino é mais uma forma de garantir sua reintegração social de fato, após ele cumprir sua pena”, explica a diretora da unidade, Antiara Leal.
A UPR de Goianápolis é a primeira do Estado a abrigar a comunidade LGBTQIA+ privada de liberdade. “A motivação para que Goiás tenha esta unidade específica é o cumprimento de dispositivos da Lei de Execução Penal e de tratados internacionais, os quais o Brasil é signatário, que garantem direitos de proteção a grupos em vulnerabilidade social. Um destes grupos é o LGBTQIA+. Por isso, nos espelhamos em outras administrações e construímos um local específico para esta comunidade”, afirma o diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires.
O galpão multifuncional conta com 10 máquinas de costura e uma bordadeira. Nos próximos dias, os apenados vão fazer um curso de costura industrial pelo Senai, que será financiado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-GO).
Foto: DGPP
Diretoria-Geral de Polícia Penal – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás