Polícia Penal de Goiás dá início ao 3º Curso de Inteligência Prisional
Curso de Inteligência Prisional capacitará profissionais para atuarem de forma eficaz na coleta, análise e disseminação de informações de inteligência e contrainteligência
A Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) realizou, na manhã desta terça-feira (1º), a aula inaugural do III Curso de Inteligência Prisional (CIP), no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em Goiânia. A palestra de abertura foi ministrada pelo escritor e jornalista Allan de Abreu, autor dos livros “Cocaína: rota caipira” e “Cabeça Branca: a caçada ao maior narcotraficante do Brasil.
O terceiro CIP começa com 32 servidores-alunos. São 22 policiais penais de Goiás e representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal de Goiás, da Polícia Penal do Tocantins e do Distrito Federal, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público de Goiás, da Controladoria-Geral do Estado, da Casa Militar e da Superintendência de Inteligência Integrada da SSP. O objetivo é capacitar servidores da execução penal para o exercício de funções específicas da atividade de inteligência prisional. O curso compreende ações no âmbito da segurança pública e prisional, seus fundamentos doutrinários, a produção de conhecimento, contrainteligência, operações e ferramentas de inteligência.
Serão aproximadamente 30 dias de curso presencialmente, totalizando 220 horas/aula. Durante o CIP irão ocorrer instruções e visitas técnicas ao Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), secretarias de administração penitenciária do Rio de Janeiro e São Paulo, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O sistema penitenciário do Distrito Federal também será visitado pelos servidores-alunos.
Fotos: DGPP
Diretoria-Geral de Polícia Penal – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás