Polícia Científica realiza cerimônia de entrega de medalhas a autoridades e servidores
Evento representa respeito da instituição a policiais e autoridades que prestam serviços de excelência à Segurança Pública

A Polícia Científica de Goiás promoveu, nesta quarta-feira (13/08), a solenidade de entrega de medalhas que reconhecem o trabalho e a dedicação de servidores e autoridades civis e militares. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Renato Brum, e do superintendente da Polícia Científica, perito criminal Ricardo Matos, além de representantes das forças de segurança e do governo estadual, como o comandante geral da PMGO, coronel Marcelo Granja, o comandante geral do CBMGO, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, e o diretor-geral da Polícia Penal do Estado de Goiás, Josimar Pires, além do secretário de Estado da Casa Civil do Estado de Goiás, Jorge Luís Pinchemel.
Foram concedidas três distinções previstas no Decreto nº 10.138, de 31 de agosto de 2022: a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria da Polícia Científica, destinada a autoridades e personalidades que prestaram relevantes serviços à instituição; a Medalha de Mérito Policial, concedida a servidores que se destacaram pelo desempenho excepcional de suas funções; e a Medalha de Tempo de Serviço, que reconhece bons serviços prestados a cada década de atuação.
Ao todo, foram entregues 38 Medalhas Pedro Ludovico Teixeira, 31 Medalhas de Mérito Policial e 31 Medalhas de Tempo de Serviço. A solenidade também prestou homenagem a policiais científicos veteranos, valorizando a história e a trajetória de quem contribuiu para o fortalecimento da perícia criminal no estado.
Segundo o secretário Renato Brum, o momento representa o reconhecimento público do compromisso, competência e dedicação dos profissionais que atuam na produção da prova técnica. “A perícia criminal é fundamental para a elucidação de crimes e para garantir a justiça. Essas medalhas simbolizam a gratidão da sociedade goiana por esse trabalho”, afirmou. O secretário falou também sobre a atuação da segurança pública na sociedade. “Aqui cada um tem seu papel. Nós fundamentamos a integação entre as forças de segurança
O superintendente Ricardo Matos destacou que a entrega das honrarias reforça a importância de todos os que compõem a Polícia Científica. “Cada agraciado é parte da construção da nossa história e da consolidação de um serviço de excelência em Goiás”, disse.
Produtividade
A Polícia Científica já entregou mais de 34 mil laudos somente no primeiro semestre de 2025. Conforme os dados apresentados pelo superintendente Ricardo Matos, houve aumento de 53% na capacitação profissional com o crescimento de 43% de profissionais formados pela Acadepol, saltando de 36 para 84.
Além disso, a medicina legal apresentou 97% de efetividade, totalizando 35.225 de perícias solicitadas e 34.469 laudos. A perícia criminal aumentou a sua efetividade, saindo de 94% para 96%, um comparativo entre 2024 e 2025 no intervalo de janeiro a junho. Os números foram de 30.383 perícias recebidas e 29.204 laudos.
Fotos: Polícia Científica
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás










