PCGO e SENASP/MJSP realizam IV Encontro Nacional da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico

A reunião tem como finalidade fortalecer a integração das unidades especializadas das Polícias Civis, promover o intercâmbio de técnicas investigativas e compartilhar boas práticas

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) realizou, nesta terça-feira (10/12), em Goiânia, o IV Encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico (RENARC). As atividades seguem até esta quinta-feira (11/12), reunindo policiais civis de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

A reunião nacional tem como finalidade fortalecer a integração das unidades especializadas das Polícias Civis, promover o intercâmbio de técnicas investigativas e compartilhar boas práticas, com foco no aprimoramento das investigações, especialmente na descapitalização de organizações criminosas e na captura de lideranças foragidas, além de impulsionar operações integradas de enfrentamento qualificado ao narcotráfico em todo o território nacional.

A RENARC, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/SENASP), constitui estrutura nacional voltada ao combate ao crime organizado, consolidando a articulação entre unidades especializadas e intensificando o compartilhamento de informações estratégicas, padronização de procedimentos e ações interestaduais.

A abertura contou com a participação do subsecretário de Segurança Pública de Goiás, Gustavo Carlos Ferreira; do Secretário Nacional de Segurança Pública Substituto, Rodney da Silva; do Delegado-Geral da PCGO, André Gustavo Corteze Ganga; da promotora de Justiça e subcoordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Gabriella de Queiroz Clementino; do Coordenador-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado, Getúlio Monteiro de Castro Teixeira; do Chefe de Polícia Judiciária da PCGO, Marcelo Aires Medeiros; do Superintendente Executivo da Polícia Rodoviária Federal em Goiás, Régis Alves de Sousa; e do Chefe da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás, Bruno Zane Santos.

Durante sua fala, o Delegado-Geral André Ganga destacou que Goiás vem ampliando os resultados operacionais com foco no sufocamento financeiro das organizações criminosas. Conforme dados da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc/PCGO), referentes ao ano de 2025, foram sequestrados 22 imóveis avaliados em aproximadamente R$ 35 milhões, além de R$ 11 milhões em valores bloqueados, duas aeronaves sequestradas, mais de 50 veículos apreendidos ou sequestrados e mais de 200 prisões de traficantes de drogas e integrantes de facções criminosas. Segundo ele, somente neste ano, as apreensões já ultrapassam quatro toneladas de drogas.

O subsecretário da SSP-GO, Gustavo Ferreira, destacou que a segurança é motivo de orgulho para os goianos, e ressaltou que Goiás possui um trabalho integrado, técnico, operacional e permanente das forças de segurança.

O Secretário Nacional de Segurança Pública Substituto, Rodney da Silva, ressaltou que o encontro representa uma capacitação massiva para as forças de segurança de todo o país, reafirmando o compromisso da SENASP em apoiar, valorizar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos presentes.

Durante os dois dias de encontro, os participantes terão acesso a palestras, estudos de caso e discussões técnicas voltadas ao aprimoramento das práticas investigativas. A programação contempla ainda o compartilhamento de experiências e metodologias utilizadas pelas unidades especializadas, reforçando o compromisso com a qualificação contínua e a integração no enfrentamento ao narcotráfico em todo o país.

Fotos: Divulgação/PCGO

Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo