PC desarticula associação criminosa investigada por furtos e roubos de veículos de luxo
Grupo teria praticado dezenas de crimes em municípios do interior do estado
A Polícia Civil de Goiás desarticulou nesta segunda-feira (9/11) uma associação criminosa, especializada no furto e roubo de caminhonetes de luxo, em diversos municípios, no interior do estado. O grupo é investigado por mais de uma dezena de crimes, praticados em São Luís de Montes Belos, Firminópolis, Uruaçu, Mossâmedes, Itaberaí e Cromínia. As equipes da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) chegaram até os suspeitos após troca de informações com a Polícia Militar.
De acordo com o delegado Samuel Moura, da especializada, após os crimes, os suspeitos traziam os veículos para a capital, onde eram desmanchados e as peças vendidas. “Eles estavam agindo especificamente no interior, roubando e furtando essas caminhonetes, trazendo para locais ermos, com o objetivo de tirar os rastreadores. Depois traziam para um imóvel, um galpão, localizado no setor Parque Oeste, aqui em Goiânia, onde cortavam o veículo, desmanchavam e utilizavam as peças em uma loja na região da Canaã, de propriedade do líder do grupo”, afirmou.
Durante as investigações, os policiais descobriram que a associação criminosa possuía esquema de atuação sofisticado. “Além da utilização de armas de fogo, eles utilizavam bloqueadores de sinal, que faziam com que a chave de ignição perdesse o contato com a caminhonete, fazendo com que a mesma desse pane. Após isso, eles usavam módulos de ignição, ligavam a caminhonete e a subtraíam”, informou.
Em alguns casos, os suspeitos levavam o veículo com o emprego de violência e o uso de armas de fogo. “Nesse meio tempo, se a vítima tivesse a visualização, eles empreendiam grave ameaça com arma de fogo, praticando o roubo impróprio”, destacou o delegado. Após a identificação, os policiais descobriram que o grupo era composto por velhos conhecidos da DERFRVA, com passagens por roubo e receptação.
Neste final de semana, entre sábado (7/11) e domingo (8/11), os policiais descobriram dois novos crimes praticados pelos suspeitos e que eles estariam no galpão do Setor Parque Oeste Industrial, utilizado para o desmanche. Uma operação foi deflagrada por equipes da especializada, com o objetivo de prender os integrantes do grupo e recuperar os veículos furtados. Durante a ação, os quatro suspeitos que estavam no local iniciaram diversos disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram.
Os indivíduos foram atingidos e não resistiram. Entre eles, estava o homem apontado como líder do grupo criminoso. Os policiais apreenderam no local seis armas de fogo, bloqueadores de sinal de rastreamento, módulos de ignição, ferramentas utilizadas para o desmanche dos automóveis e quatro caminhonetes de luxo furtadas. Além disso, foram encontradas inúmeras peças de outros veículos já desmanchados, além dos veículos utilizados na ação criminosa, incluindo um caminhão, que fazia o transporte das peças retiradas das caminhonetes subtraídas.
A apuração policial deve continuar, no intuito de identificar novos suspeitos, que participavam do esquema criminoso, por meio da receptação das peças e itens furtados e roubados.
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027