Operação Plenus: Denarc desarticula esquema de tráfico interestadual

Presos Operacao

Criminosos atuavam em Goiás e Mato Grosso do Sul, e faziam consórcio mensal para a compra de grande quantidade de maconha. Polícia apreendeu 2,6 toneladas da droga que seria revendida em Goiânia e região metropolitana.

Após seis meses de investigações, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou a Operação Plenus, destinada a desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico interestadual de drogas. Treze pessoas foram presas e dois suspeitos se encontram foragidos no Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreeensão domiciliar e dois de condução coercitiva em Goiânia, Cezarina, Indiara, no estado de Goiás, e em Campo Grande e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.

No dia 13 de abril, os policiais interceptaram um carregamento de 800 quilos de maconha, no Jardim Guanabara, em Goiânia; e no dia 13 de maio, mais 1,1 mil quilos da droga foram apreendidos em Jataí, quando eram transportados de Ponta Porã para a capital goiana.

As investigações tiveram início a partir de informações prestadas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Estado de Goiás, e contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GT3), da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), Delegacia de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Narcóticos (Denar) de Mato Grosso do Sul.

Segundo a equipe da Denarc, parte do grupo residente em Goiânia, Cezarina, Santa Helena e Indiara, organizavam-se mensalmente em consórcio para adquirir grande quantidade de maconha, revendendo-a em Goiânia e região metropolitana. São eles, José Humberto Vieira Ataíde Júnior, Emival Sales Gomes, Romes José Franco, Adalberto Alves Cordeiro, Rafael Rodrigues Lemos de Miranda, Valdeire Aires da Silva e Johnn Kennedy da Silva Filho.

Geraldo de Oliveira Santos era o fornecedor do grupo e foi preso com outros membros da organização, em Ponta Porã/MS, com cerca de 700 quilos de maconha. Também foram presos: Veridelber Leonardo do Nascimento, Larry Cris Vieira de Moura, Edimar da Silva de Medeiros e Wagner de Oliveira Quadros, responsáveis pelo transporte e guarda da droga em Goiânia.

Matheus Reis da Silva e Uelton dos Santos Moncão ainda estão sendo procurados pela polícia sul-mato-grossense. Outros quatro membros da organização já haviam sido presos nos meses de abril e maio.
Foto dos presos: Murilo Velasco

Foto da droga: Polícia Civil

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo