Operação Cura: Polícia Civil combate esquema “fura-fila” na vacinação contra a Covid-19, em Luziânia
Duas profissionais de saúde da cidade foram alvos de mandados de busca e apreensão. Dupla irá responder pelos crimes de peculato-desvio e infração de medida sanitária preventiva majorada.
A Polícia Civil de Goiás cumpriu, nesta sexta-feira (9/04), dois mandados de busca e apreensão, durante a Operação Cura, que apura irregularidades na campanha de vacinação contra a Covid-19, em Luziânia, no entorno do Distrito Federal. A ação teve como alvo duas profissionais de saúde do município. Segundo a investigação, a dupla era responsável pelo esquema criminoso conhecido como “fura-fila”.
“Elas estavam vacinando pessoas que não preenchiam os requisitos da vacinação naquele momento, de forma a beneficiá-las em detrimento de outras pessoas, que estavam em grupo de risco e, portanto, mereciam ser vacinadas na frente das pessoas favorecidas”, informou o delegado Carlos Alfama, do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) da cidade.
No decorrer das diligências, foram apreendidos diversos objetos e documentos. O material será agora analisado e deverá contribuir para a comprovação das atividades ilícitas. “Depois da operação, as duas foram interrogadas e uma delas confessou o delito, explicando em detalhes à Polícia Civil como funcionava o esquema criminoso”, pontuou.
As mulheres responderão no inquérito policial pelos crimes de peculato-desvio e infração de medida sanitária preventiva majorada, com pena prevista de mais de 13 anos de prisão. “As investigações seguem para identificar possíveis outras pessoas envolvidas e levar todos à justa punição, de acordo com o entendimento do Poder Judiciário, que irá analisar o caso”, concluiu o delegado.
Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás