Operação Babilônia: PC desarticula esquema de tráfico de drogas delivery

Investigação aponta existência de três grupos criminosos, que atuavam na capital e Região Metropolitana. Ação resultou no cumprimento de 18 mandados de prisão, além da apreensão de drogas, veículos e grande quantia em dinheiro

Dezoito pessoas foram presas pela Polícia Civil durante a Operação Babilônia, deflagrada nesta terça-feira (8/12). A ação teve como alvo duas associações criminosas e uma organização criminosa, que atuavam no tráfico de drogas em Goiânia e Região Metropolitana. Além dos mandados de prisão, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na capital, em Aparecida de Goiânia, Trindade e Formosa.

Durante a investigação, realizada pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), a polícia descobriu que os grupos criminosos teriam criado um esquema de venda de entorpecentes na modalidade “delivery”. Segundo o delegado Danilo Victor Nunes de Souza, há indícios de que os investigados revendiam os ilícitos por meio de uma central do tráfico, que incluía pedidos pelas redes sociais e mensagens.

“Usuários, nas cidades de Goiânia e na Região Metropolitana, encomendavam drogas por telefone, se utilizando de toda tecnologia comunicativa formando uma rede de compra e venda de drogas. Os operadores da linha telefônica [responsáveis por receber o pedido] repassavam a demanda do usuário para os traficantes, que buscavam a droga com a pessoa que armazenava os entorpecentes e logo depois era realizada a entrega ao usuário”, disse.

Para encobrir as entregas das drogas, os suspeitos se passavam por trabalhadores do mercado informal. “Os entregadores desses grupos criminosos se utilizavam de disfarces de entregadores de aplicativo, piscineiros, tudo para encobrir as suas atividades”, afirmou. Ainda de acordo com o delegado, o esquema criminoso fazia com que os entorpecentes fossem disseminados com grande velocidade, criando enorme demanda por drogas em todo o Estado.

No decorrer da apuração, os policiais descobriram também que um dos grupos investigados era chefiado por uma organização criminosa de âmbito nacional, oriunda do Rio de Janeiro. Durante as diligências realizadas nesta terça-feira, foram apreendidas oito motocicletas, seis carros, R$ 10 mil (em espécie) e diversos entorpecentes. Ao todo, 115 policiais civis atuaram no cumprimento dos mandados judiciais.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo