Integração: GRAER, BOPE e FICCO/GO apreendem mais de 2 toneladas de maconha em Pires do Rio
Duas pessoas foram presas

Em uma operação integrada realizada no início da noite desta segunda-feira (22/09), equipes do Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAER), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Goiás (FICCO/GO) apreenderam 2.324 quilos de maconha na BR-352, próximo ao município de Pires do Rio.
A droga era transportada em um caminhão e teria como destino final a cidade de Anápolis, em Goiás. Duas pessoas, responsáveis pelo transporte do entorpecente, foram presas em flagrante e encaminhadas à sede da Polícia Federal, em Goiânia.
Durante a ação, além da droga, os policiais apreenderam o veículo utilizado no transporte. O êxito da ocorrência se deu a partir do compartilhamento de informações entre as forças de segurança, reforçando a integração no enfrentamento ao crime organizado em Goiás.
Combate ao tráfico de drogas
O Estado de Goiás tem mantido atuação firme e contínua no combate ao tráfico de drogas, com expressivos resultados nas operações conduzidas pelas forças de segurança. De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram apreendidos, ao longo do ano de 2024, 27.971,39 kg de drogas em todo o estado.
Deste total, a maconha foi a substância mais apreendida, somando 21.271,87 kg, seguida pela cocaína, com 3.531,80 kg, pelo skunk, com 1.585,94 kg, e pelo crack, com 1.581,78 kg. Esses números refletem a prioridade das ações no enfretamento ao narcotráfico, especialmente focado em impedir a distribuição de entorpecentes em grande escala.
Já no primeiro semestre de 2025, as apreensões continuam em ritmo significativo, totalizando 13.153,69 kg de drogas retiradas de circulação. A maconha permanece como a droga com maior volume apreendido, sendo 10.273,20 kg, seguida da cocaína 2.162,24 kg, skunk 447,68 kg e crack 269,97 kg.
Esses resultados evidenciam a eficácia da integração entre as forças policiais e a estratégia de atuação coordenada, que tem como objetivo não apenas a apreensão de drogas, mas também a desarticulação de rotas e organizações criminosas atuantes em Goiás.

Fotos: Divulgação/PMGO
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás


