Governo de Goiás inaugura base do Batalhão Rural em Mineiros
Unidade vai reforçar segurança em 13 municípios da região. Entrega foi realizada nesta quarta-feira (28/10) com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado
O Governo de Goiás inaugurou nesta quarta-feira (28/10) base do Batalhão Rural da Polícia Militar (PM) em Mineiros, no Sudoeste goiano. A unidade vai garantir a segurança na zona rural de 13 municípios da região. A cerimônia de entrega contou com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, que representou o governador Ronaldo Caiado. “O que o governador determinou é que não falte segurança ao cidadão que vive no campo. A segurança ao produtor rural é inegociável”, pontuou Gracinha.
Ao todo, o Batalhão Rural da Polícia Militar possui atualmente uma estrutura de 80 viaturas e 200 policiais para atender todo o Estado. A meta, segundo o comandante da unidade, tenente-coronel André Luiz de Carvalho, é unificar a estrutura da PM voltada para o patrulhamento rural. “Estamos aglutinando e, até o fim do ano, teremos em torno de 100 viaturas para o serviço”, relatou.
Deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner lembrou que a nova unidade da PM em Mineiros reforçará o policiamento numa região estratégica, localizada na fronteira de Goiás com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “O Batalhão Rural vai dar apoio a vários municípios do Sudoeste de Goiás, não só ao meio rural, mas ao meio urbano, e às divisas”, disse. Já a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, destacou que o governo cria “alternativas e possibilidades para que a vida das pessoas seja melhor”.
Representando o comandante-geral da PM-GO, coronel Renato Brum, o tenente-coronel Sérgio Marques Duarte disse que a proteção ao homem do campo foi uma “demanda abraçada pelos policiais”, e celebrou os resultados alcançados na gestão de Caiado. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) apontam que os roubos a propriedades rurais caíram 42,40% entre janeiro e setembro de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado. Na análise dos nove meses deste ano, com o cenário encontrado em 2018, a queda é ainda mais expressiva: 48,37%.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, que no evento representou o titular da SSP-GO, Rodney Miranda, comentou que a “patrulha rural é de suma importância, porque dá mais confiança para que o produtor possa investir mais no campo e trazer bons frutos, e o mais importante: o nosso alimento”.
Reforço na segurança no campo
A criação do Batalhão Rural da Polícia Militar, por meio da Lei nº 20.488, de 2019, foi uma das ações da atual gestão do Governo de Goiás que contribuiu para a diminuição da criminalidade no campo. A unidade potencializou as ações operacionais rurais no Estado e trouxe maior proteção às famílias que vivem no campo.
Dentro do Batalhão, foi implantado ainda o primeiro Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC) do país. Por meio das ações de georreferenciamento, hoje, mais de 30 mil propriedades rurais já foram cadastradas no sistema de monitoramento.
“Sou de uma geração em que a gente dormia na fazenda de porta aberta, sem perigo, e há um tempo isso já não era mais possível. Mas agora, com essa equipe que temos aí, não tenho dúvida que logo o cidadão vai poder estar na sua fazenda dormindo numa rede na sua varanda e aproveitando o que temos de melhor”, afirmou Gracinha, ao comentar sobre investimentos do Estado para ampliar a segurança na zona rural.
Ao longo dos 21 meses da atual gestão, foram mais de 60 operações realizadas pelas forças de segurança no campo. As ações resultaram em pelo menos 120 prisões, mais de 500 cabeças de gado recuperadas, além da apreensão de quase 100 armas de fogo.
A inauguração da base do Batalhão integra agenda que a primeira-dama cumpre em Mineiros e em Chapadão do Céu nesta semana. A programação nos municípios inclui início da segunda etapa do mapeamento do artesanato goiano para a criação do Sistema do Artesanato de Goiás (SAG) e entrega de benefícios ao Quilombo Cedro.
Também participaram do evento o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, o presidente do Sindicato Rural de Mineiros, Isaac Mendonça, a coordenadora regional de Educação, Tamara Trentin, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, Dirceu Borges e outras lideranças locais.
Fotos: Cristiano Borges
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás