Gestores da SSPAP iniciam MBA de Inteligência em Segurança Pública
Objetivo do curso é adicionar novos conhecimentos sobre a atividade de inteligência no âmbito da segurança pública e valorizar a integração e cooperação entre as forças policiais na utilização de recursos para o combate ao crime
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), por meio da Superintendência da Academia Estadual de Segurança Pública (Saesp), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), realizou na sexta-feira (25/08), aula inaugural do Master Business Administration (MBA) de Inteligência em Segurança Pública, voltado para gestores da pasta que atuam dentro do Sistema Integrado de Inteligência de Segurança Pública.
O objetivo do curso é fazer com que os operadores de Segurança Pública e Justiça Criminal adquiram novos conhecimentos sobre a atividade de inteligência, nos níveis tático e estratégico, no âmbito da segurança pública do Estado.
O superintendente executivo da SSPAP, coronel Edson Costa, afirmou que a inteligência é o primeiro passo na obtenção de resultados para que a sociedade se sinta mais segura. “A guerra que travamos diariamente contra a violência, passa pela necessidade de compartilhamento da informação por parte das forças policiais. Esses resultados passam a ser sentidos e entendidos pela população de forma cognitiva”, afirmou.
Para o superintendente da Saesp e coordenador do curso, Julio Alejandro Quezada Jelvez, o curso é uma ferramenta que pode contribuir fortemente na qualificação diante de tomadas de decisões e controle de conflitos, das diversas formas de manifestação da violência, da criminalidade urbana e da criminalidade organizada.
“A importância deste curso é potencializar as competências que fazem parte do trabalho de inteligência, com conhecimento, preparação e aplicação destes fatores para a obtenção de bons resultados”, disse.
“É a universidade que ganha em ajudar a construir um processo que vai garantir mais segurança e cidadania ao povo goiano”, disse a coordenadora de pós-graduação Lato Sensu da UEG, Cristhyan Martins Castro Milazzo. “A universidade se sente honrada em receber agentes de tamanha qualidade na instituição. Aproveitem a oportunidade!”, finalizou.
Na solenidade, também estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Divino Alves, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, coronel Carlos Helbingen Júnior; delegado geral da Polícia Civil de Goiás, Álvaro Cássio dos Santos; superintendente de Inteligência Integrada, delegado Danilo Fabiano Carvalho; representante da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (SEAP), Major Efigênio de Almeida; superintendente da Polícia Técnico-Científica, Dra. Rejane Barcelos; coordenador de Análise de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Rubens Maurício Eid, e do Oficial de Inteligência da ABIN, Álvaro Nagao, que ministrou a aula inaugural do curso.
FOTOS: SSPAP